Publicado 05 de Agosto de 2021 - 9h12

Por Luiz Roberto Saviani Rey/Correio Popular

Depois das ameaças e declarações contra as eleições em 2022 sem o voto impresso, com insinuações de golpe e de reações, o comandante da Aeronáutica, brigadeiro Carlos Almeida Baptista Jr., garantiu a manutenção do estado democrático e da paz entre as Armas e a política. Um almoço com o decano do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Gilmar Mendes, selou aparente pacificação. O brigadeiro garantiu que “nunca se cogitou um golpe militar”. O almoço transcorreu em ambiente tranquilo.

A PAZ COMO CARDÁPIO 2

Apesar do cardápio à mesa de Gilmar Mendes e de Baptista Jr., os meios políticos em Brasília não estão tranquilos ante as constantes investidas de Bolsonaro contra as urnas eletrônicas. Suas ameaças de não realização do pleito eleitoral no ano que vem tiram o sono de deputados, senadores e governadores, temerários quanto a uma investida mais agressiva que possa desestabilizar a política e exacerbar as provocações e os desentendimentos.

FRASE

"Queremos aprofundar as relações com o Parlamento” (Jair Bolsonaro, presidente da República)

CIRCUITO DAS ÁGUAS

O governador João Doria e seu vice Rodrigo Garcia rodopiam hoje pelo Circuito das Águas paulista, com cerimônia às 10 horas no Centro de Convenções de Serra Negra.

CIRCUITO DAS ÁGUAS 2

Doria vai anunciar investimentos para as estâncias turísticas, apostando em retomada econômica neste segundo semestre. Serão lançados, na oportunidade, projetos para inovação e capacitação de empreendedores em turismo e ecoaventura. Os eventos estão de volta.

PACOTE APROVADO

Com poucos votos discordantes, a Câmara Municipal aprovou ontem, em primeira votação, o pacote da Prefeitura para a busca de recuperação econômica. A votação final ficou para a próxima semana.

********

Basicamente foi aprovada a abertura de linha de crédito a micro empresas e o Refis para devedores de tributos municipais, com descontos.

PACOTE REPROVADO

Votos contrários ao pacote de Dário Saadi partiram dos vereadores do PSOL, Paulo Bufalo e Mariana Conti, do PT, Guida Calixto e Paola Miguel, e Gustavo Petta, do PCdoB.

VOLTA AO PLENÁRIO 

A Câmara Municipal de Campinas retoma na próxima semana as sessões presenciais e com participação de público.

VOLTA AO PLENÁRIO 2

Será permitida a lotação de 35% da capacidade do auditório, anexo ao plenário. São 75 lugares, o que já dá para fazer barulho.

**********

O horário das sessões da Câmara volta a ser às 18 horas, às segundas e quartas.

CAINDO FORA

Nas sondagens precoces para 2022, José Luiz Datena descarta, de antemão, compor chapa como vice de Jair Bolsonaro. Crítico do presidente de última hora, manda recado: “Não conte comigo”.

ESTRELA SEM BRILHO

Na foto dos ministros perfilados, ontem, para a posse de Ciro Nogueira na Casa Civil do Planalto, a figura de Onyx Lorenzoni, assessor que a cada dia perde o brilho e espaços. O Ministério do Trabalho teria sido prêmio de consolação.

VOLTA AO PLANALTO

José Vicente Santini - irmão do ex-vereador campineiro Tenente Santini -, está de volta ao governo Bolsonaro. Foi nomeado secretário nacional de Justiça.

**********

Anteriormente, Santini ocupou a secretaria-executiva da Casa Civil.

INTERMEDIÁRIO

Bolsonaro aposta em Ciro Nogueira na Casa Civil para apaziguar ânimos com parlamentares.

Escrito por:

Luiz Roberto Saviani Rey/Correio Popular