Publicado 30 de Junho de 2021 - 8h50

Por Luiz Roberto Saviani Rey/Correio Popular

O PSB nacional iniciou conversações esta semana no sentido de indicar o ex-prefeito de Campinas Jonas Donizette ao governo de São Paulo. A candidata a presidente da República na chapa seria a empresária Luiza Trajano, dona do Magazine Luiza. O partido nacional, no entanto, ainda discute outros nomes.

FALTOU O L'ARGENT

Setores políticos do interior paulista identificam profunda insatisfação da parte de prefeitos e gestores públicos em relação aos governos Bolsonaro e Doria, por conta da forma com que conduzem a distribuição de recursos às cidades, em plena pandemia. Embora em silêncio, ocorre nas esferas administrativas de Campinas esse mesmo sentimento. A razão é que os orçamentos locais deixaram de ser socorridos e completados com verbas federais e estaduais, que se tornaram cada vez mais diminutas.

FALTOU O L’ARGENT 2

Na crise provocada pela pandemia reside a maior queixa dos mandatários paulistas, que esperavam mais sensibilidade e apoio das instâncias superiores de governo, o que não ocorreu. Com o isolamento e as perdas econômicas, as arrecadações locais tiveram grandes perdas e previsões orçamentárias não foram contempladas. Em Campinas, a Secretaria de Finanças contabiliza perdas de mais de R$ 200 milhões, em verbas do governo federal, só para a Saúde.

FRASE

"Vou ser candidato em 2022; só não sei a quê” (José Luiz Datena, jornalista da TV Bandeirante)

IPTU VERDE

A vereadora Débora Palermo (PSC) protocolou projeto de lei na Câmara Municipal estabelecendo o “IPTU Verde”. De acordo com a proposta, proprietários de imóveis que adotarem medidas de preservação do meio ambiente passarão a contar com descontos variados em Campinas.

IPTU VERDE 2

O PL de Débora Palermo prevê desconto de 20% do imposto predial e territoral a imóveis situados em áreas de proteção ambiental, as chamadas APAs. Os demais imóveis da área urbana terão descontos menores e escalonados.

ANSIEDADE

O depoimento do empresário Carlos Wizard perante a CPI da Covid, hoje, no Senado, é esperado em suspense para os recessos governistas. Os senadores Vão arguir sobre sua eventual participação e até financiamento do chamado “gabinete paralelo”.

ANSIEDADE 2

A depender do que disser Wizard, as investigações poderão ser conduzidas para mais de uma angulação, complicando a situação de Eduardo Pazuello e, por conseguinte, do próprio governo federal.

DA BAND PARA O PSL

José Luiz Datena, jornalista e apresentador da Bandeirantes, está se filiando ao PSL, antigo partido político de Bolsonaro. O comunicado foi feito pelo presidente nacional da sigla, deputado federal Luciano Bivar, do Pernambuco.

DA BAND PARA O PSL 2

Datena confirmou a sua filiação e deverá estar disponível para as definições partidárias sobre seu futuro político. Bivar aventa a possibilidade de lançá-lo à Presidência. É plausível, no entanto, que dispute o governo de São Paulo.

URNA ELETRÔNICA

Políticos afinados com Bolsonaro começam a fugir de sua orientação sobre adoção de voto impresso em 2022. O vice-presidente da Câmara Federal, Marcelo Ramos (PL-AM), deu verdadeira pedrada no modelo de votação.

URNA ELETRÔNICA 2

Para Marcelo Ramos, “A impressão do voto pode ser o principal instrumento para deslegitimizar e criar o caos nas próximas eleições”.

PERDA E PESAR

Morreu em São Carlos, vítima de covid, o pastor Vanderley Santiago, irmão do apóstolo Waldemiro Santiago, líder da Igreja Mundial do Poder de Deus. Recentemente, Waldemiro promoveu a venda de sementes a seus fiéis, prometendo a cura da covid.

MENSALÃO TUCANO

O STF suspendeu a condenação a 20 anos do ex-governador de Minas Gerais Eduardo Azeredo no processo chamado de “Mensalão do PSDB”. O STF entendeu que o caso deve ser enviado à Justiça Eleitoral.

Escrito por:

Luiz Roberto Saviani Rey/Correio Popular