Publicado 23 de Junho de 2021 - 9h49

Por Luiz Roberto Saviani Rey/Correio Popular

O governador João Doria afirmou esta semana que não recuará de sua candidatura à Presidência da República, conforme antecipou o Xeque-Mate. Mais que uma simples declaração, sua fala foi a garantia de que já se sustenta como pré-candidato, mesmo que pesquisas não lhe favoreçam. O governador dos paulistas teve momento de titubeio entre o final de maio o começo de junho, a ponto de cogitar concorrer à sua sucessão aos Bandeirantes, por conta dos cenários da polarização entre Bolsonaro e Lula.

CANDIDATÍSSIMO

Doria foi enfático ao dizer: “Eu não recuo, eu avanço”. Mais, reafirmou disposição de enfrentar qualquer cenário no âmbito nacional e quem seja o candidato com maior densidade. Doria sabe das dificuldades no próprio PSDB, no qual terá de passar por convenção e poderá contar com outros pretendentes. De qualquer forma, a posição de agora aparenta ser definitiva. “Não serei candidato ao estado de São Paulo. Meu candidato chama-se Rodrigo Garcia”.

FRASE

"Essa história de gabinete paralelo é pura ficção” (Osmar Terra, deputado federal - MDB/RS)

RELIGIOSO

Ciro Gomes, do PDT, decidiu investir no segmento evangélico, mirando 2022. Postou vídeo nas redes sociais exaltando valores cristãos. Além disso, aparece segurando uma Bíblia e a Constituição.

MÁS COMPANHIAS

O presidente Jair Bolsonaro foi aconselhado a se afastar de um dos seus mais incisivos cabos eleitorais: o empesário Luciano Hang, dono da Havan.

MÁS COMPANHIAS 2

O aconselhamento não partiu de amigos, de assessores ou de ministros. A Agência Brasileira de Inteligência (Abin) elaborou dossiê, baseado em investigações, que aponta agiotagem, sonegação e contrabando.

CORTE PROFUNDO

O deputado federal Osmar Terra estava depondo na CPI da Covid, elencando autoridades internacionais que resolveram a questão do enfrentamento da pandemia.

CORTE PROFUNDO 2

Entre os países citados como exemplo, Osmar Terra mencionou a Suécia. Ato seguinte, foi interrompido pelo senador Randolfe Rodrigues, vice da CPI: “O senhor falou Suécia? O primeiro ministro da Suécia e seu gabinete caíram ontem por conta da pandemia”.

*****

Em tempo: a Suécia tem os piores índices da pandemia na Europa.

PROGRESSO DA CIÊNCIA

O ex-ministro da Educação Renato Janine Ribeiro foi eleito para a Presidência da SBPC (Sociedade Brasileira Para o Progresso da Ciência), para o biênio 2021-2023.

******

Professor de Filosofia Política e Ética da USP, Renato Janine comandará o principal órgão da comunidade científica brasileira com diretoria formada, pela primeira vez, por sete mulheres.

VOTO DE PAPEL

O presidente Bolsonaro chamou o ministro da Economia, Paulo Guedes, e deu ordens para que arranje dinheiro para dar suporte à adoção do voto impresso em 2022.

VOTO DE PAPEL 2

Bolsonaro voltou a falar em fraude na eleição de 2018, e disse querer o voto auditado a partir de 2022, “custe o que custar”.

BIZARRICES

Curioso e bizarro: petição assinada por 90 mil pessoas até agora pleiteia que Jeff Bezos, CEO da Amazon e bilionário da pós-moderna corrida espacial, não volte do espaço. Esperam chegar a um milhão de assinaturas.

BIZARRICES 2

O projeto New Shepard deve decolar em 20 de julho de um deserto no Estado do Texas, EUA, e fazer viagem de dez minutos. Seu foguete subirá a cem quilômetros de altura.

Escrito por:

Luiz Roberto Saviani Rey/Correio Popular