Publicado 08 de Junho de 2021 - 8h55

Por Luiz Roberto Saviani Rey/Correio Popular

Reunidos com representantes do governo do estado de São Paulo, ontem, membros da Associação do Parlamento da Região Metropolitana de Campinas receberam o compromisso do lançamento do edital para a recuperação e duplicação da Rodovia Miguel Melhado Campos ainda este mês. A estrada liga as vias Anhanguera e Bandeirantes ao Aeroporto de Viracopos, e tem hoje a pior estrutura rodoviária da região, com pista única, trechos irregulares e esburacados, concentração urbana e muitos acidentes.

FORÇA REGIONAL 2

O encontro com secretários estaduais foi coordenado pelo vereador Zé Carlos, presidente da Câmara de Campinas e da Frente do Parlamento. Teve objetivo de tratar de assuntos da RMC, em especial das áreas de transportes e meio ambiente. O Departamento Estadual de Estradas de Rodagem (DER) informou que até o dia 15 deste mês, a próxima terça-feira, estará na praça o edital de licitação para a escolha da empresa que duplicará a Miguel Melhado.

FRASE

"Não vejo como levar um presidente para uma CPI, isso não existe" (Omar Aziz, presidente da CPI da Covid)

DE VOLTA À ESTAÇÃO

O Trem Intercidades (TIC), projeto do governo Doria estacionado no papel, volta hoje aos trilhos dos debates na RMC.

DE VOLTA À ESTAÇÃO 2

A Comissão de Assuntos Metropolitanos da Câmara Municipal de Campinas, presidida pelo vereador Luiz Cirilo (PSDB), realiza, às 16h30 de hoje, reunião virtual com o secretário de Transporte Metropolitano do Estado de São Paulo, Alexandre Baldy.

DE VOLTA À ESTAÇÃO 3

Os membros da comissão, associados a outros 20 vereadores de cidades da RMC, têm como objetivo obter do secretário o compromisso de agilização dos protocolos e editais que possam retirar o TIC dos pergaminhos e torná-lo realidade.

DE VOLTA À ESTAÇÃO 4

O Trem Intercidades, que partirá da Estação da Barra Funda, na capital, e se estenderá pelo trajeto até Americana, passando por Jundiaí e Campinas, é considerado urgente e relevante.

******

Luiz Cirilo afirma que sua implantação “trará benefícios à população, em termos de opções em transportes, e aliviará o meio ambiente, reduzindo a circulação de veículos a disesel”.

MEIO AMBIENTE

O deputado estadual Rafa Zimbaldi divulga edital publicado no Diário Oficial do Estado autorizando a instalação do 6.° Batalhão de Polícia Ambiental em Campinas, solicitação de sua autoria.

CAVALO DA CHUVA

Aqueles que apostam em uma convocação de Jair Bolsonaro para depor na CPI da Covid, no Senado, podem recolher suas fichas. Omar Aziz, presidente da comissão, diz que uma chamada dessa natureza “está fora de questão”.

CAVALO DA CHUVA 2

Para Aziz, Bolsonaro no Senado seria uma forma de politizar a CPI e cavar trincheiras entre os poderes.

PELA CIÊNCIA

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, demitiu assessor nomeado por Pazuello e defensor da cloroquina contra a covid. Angelo Martins Denicoli ocupava o cargo de diretor do Departamento de Monitoramento e Avaliação do SUS desde maio de 2020.

TASSO LÁ

Depois de trocar figurinhas com Lula, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso articula acordo para lançar o senador Tasso Jereissati à Presidência, em 2022.

BOULOS EM CAMPINAS

Guilherme Boulos inicia por Campinas, nesta quarta-feira, um périplo pelo interior paulista, na chamada “Virada Paulista”. Permanecerá dois dias na cidade. Quer conhecer os problemas do estado. 

Escrito por:

Luiz Roberto Saviani Rey/Correio Popular