Publicado 04 de Junho de 2021 - 11h54

Por Luiz Roberto Saviani Rey/Correio Popular

A Secretaria Nacional de Aviação, através de representante qualificado, discutiu esta semana com vereadores e lideranças da RMC, na Câmara Municipal de Campinas, a relicitação para a exploração do Aeroporto Internacional de Viracopos, menina dos olhos da cidade. A medida traz embutida em seus artigos a redução substancial da planta de expansão planejada para que Viracopos se tornasse um dos mais importantes aeroportos do país, sonho e desejo acalentado pelos campineiros desde os anos 1950.

ESTAGNAÇÃO E ATRASO

Ligada ao Ministério da Infraestrutura, a Secretaria de Aviação Civil nada mais fez com sua representação na Câmara de Campinas do que chover no molhado. O Correio Popular já havia informado sobre a redução pela metade da área prevista para a expansão de Viracopos. Embora Ronei Glanzmann titular da secretaria tenha afirmado que não haverá prejuízos, Viracopos menor será o atestado da estagnação que está por vir. Desemprego e investimentos menores.

FRASE

"O investimento na RMC não será afetado com a redução [da expansão] de Viracopos" (Ronei Glanzmann, titular da Secretaria Nacional de Aviação Civil)

LATA D’ÁGUA

Com a perspectiva de longa estiagem e efeitos severos sobre os rios e cursos d’água em vasta região do estado de São Paulo, em particular na RMC, a Comissão Permanente do Meio Ambiente da Câmara Municipal de Campinas realiza, às 16 horas da próxima segunda-feira, discussão sobre medidas de enfrentamento e de mitigação das consequências a serem adotadas.

LATA D'ÁGUA 2

O presidente da Comissão do Meio Ambiente, vereador Luiz Rossini (PV), convidou para o debate o diretor da Defesa Civil de Campinas, Sidnei Furtado, o secretário executivo do Consórcio das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí, Francisco Lahoz, e o assessor do consórcio, Flávio Forte Stenico.

******

"Estamos ingressando em mais um período de seca. Precisamos enfrentar essa questão climática para evitar queimadas e escassez de recursos hídricos", afirma Rossini.

O SOM DAS RUAS

De forma inusitada, a Rede Globo de Televisão deixou em exposição por cinco minutos imagens e sons do panelaço que correu durante o pronunciamento do presidente Jair Bolsonaro, na noite de quarta-feira. Alguém calcule o valor do minuto nas emissoras.

AZURRA

Uma significativa homenagem aos 75 anos da República Italiana registra-se esta semana em Campinas.

AZURRA 2

Os prédios da Prefeitura, o Palácio dos Jequitibás, da Câmara Municipal e a Torre do Castelo, sob administração da Sanasa, estão iluminados com as cores verde e vermelha da bandeira da Itália. Uma homenagem extensiva à colônia italiana da cidade.

REMOTO E DISTANTE

A Associação do Parlamento da RMC esperava manter contato presencial com integrantes do governo Doria, na segunda-feira, 7, para tratar de assuntos e pedidos para a região.

REMOTO E DISTANTE 2

O Presidente do Parlamento, o vereador Zé Carlos, havia agendado o encontro, mas recebeu ontem comunicado do Palácio dos Bandeirantes, mantendo a reunião... de forma remota.

BATEU, PAGOU

Projeto de lei protocolado na Câmara de Campinas determina que agressor de animais e praticantes de maus tratos sejam obrigados a arcar com as despesas de assistência veterinária. Autor: vereador Carmo Luiz.

PINÓQUIO

Prestes a reconvocar o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, para depor na CPI da Covid, Omar Aziz. presidente da comissão, pediu ao emissário que enviasse recado: “Peça para ele não mentir desta vez”.

Escrito por:

Luiz Roberto Saviani Rey/Correio Popular