Publicado 04 de Janeiro de 2022 - 8h41

Por Ângelo Barioni/ Correio Popular

Copa São Paulo de Futebol Junior

Divulgação/Mirassol

Copa São Paulo de Futebol Junior

A Copa São Paulo de Futebol Júnior volta a ser realizada depois do cancelamento do torneio de 2021, devido à pandemia de Covid-19. A 52ª edição da "Copinha", a maior competição de futebol júnior do Brasil, organizada pela Federação Paulista de Futebol (FPF), reúne 128 clubes divididos em 32 sedes. As partidas ocorrem de 2 a 25 de janeiro, data da final do torneio, em homenagem ao aniversário da cidade de São Paulo.

Sede

A cidade de Jaguariúna é mais uma vez sede da Copa São Paulo de Futebol Júnior, a Copinha, maior competição da modalidade do Brasil, famosa por revelar jovens craques do futebol nacional. O Estádio Municipal Alfredo Chiavegato é palco dos jogos do Grupo 19, que tem Jaguariúna FC, Red Bull Bragantino, ABC (RN) e Fluminense (PI). O Jaguariúna estreia contra o Red Bull Bragantino nesta terça-feira, dia 4 de janeiro, às 13h.

FRASE

"A Copa do Mundo a cada dois anos não é uma petição minha, mas sim do Congresso da Fifa”

Gianni Infantino, Presidente da FIFA

Estreia

O futebol de Campinas estreia hoje na Copa São Paulo de Futebol Júnior com o Guarani. Tido como uma das principais potências do interior, o Bugre entra em campo a partir das 13h, diante do Tanabi, no Estádio Alberto Victolo, em Tanabi, na abertura do Grupo 02.

Experiência

O Alviverde conta com a presença de quatro jogadores bem falados e conhecidos pela torcida: são os casos do goleiro Lucas Cardoso, do lateral-esquerdo Eliel e dos atacantes Matheus Souza e Renanzinho. Todos são titulares do técnico Alexandre Penna.

Em campo

A Ponte Preta, por sua vez, também encara o time anfitrião logo na largada da Copinha, torneio de base mais tradicional e importante do país. O adversário da Macaca é a Francana, no Estádio José Lancha Filho, a partir das 17h45, na primeira rodada do Grupo 05.

Confiança

A equipe dirigida por Eduardo Abdo tem como principal adversário da chave o Juventude, integrante da Série A do Campeonato Brasileiro. A delegação viajou de Campinas para Franca no domingo à tarde e fez um treinamento ontem às vésperas da estreia.

Mudança

A estreia do Palmeiras no Campeonato Paulista de 2022 está prevista para o dia 26 de janeiro, uma quarta-feira. No entanto, o Verdão busca antecipar o jogo da primeira rodada contra a Ponte Preta. A solicitação tem foco na estreia do time no Mundial de Clubes no dia 8 de fevereiro.

Sem limites

A estrela do futebol japonês Kazuyoshi Miura, o jogador mais velho do mundo, continuará atuando em 2022. Aos 54 anos de idade, o atacante com passagens por Santos e Palmeiras acertou com o Suzuka Point Getters, da 4ª divisão do Japão.

Novo Modelo

O uniforme número um do Corinthians será remodelado, como sempre ocorre em novas temporadas. O lançamento oficial deve acontecer antes da estreia na Libertadores, diretamente na fase de grupos.

Precavido

O São Paulo vem adotando uma postura bastante cautelosa no mercado antes do início da temporada de 2022. Além da falta de dinheiro, o clube não teve muito sucesso nas contratações para 2021 e já não conta com quase metade dos atletas que chegaram no Morumbi no ano passado.

Ofertas

Após oficializar o zagueiro Eduardo Bauermann e o meia Bruno Oliveira, o Santos desistiu de contratar o meia Nathan, do Atlético-MG. A diretoria do Peixe alega que não participa de leilão para efetuar contratações. A meta é a renovação de contrato do atacante Marcos Leonardo, que tem vínculo com o clube apenas até o dia 22 de outubro deste ano.

Mudanças

O presidente da Fifa, o suíço Gianni Infantino, saiu mais uma vez em defesa da Copa do Mundo a cada dois anos e disse nesta segunda-feira que a Eurocopa poderia seguir o mesmo caminho. Em uma entrevista à rádio italiana Anch'io Sport, o dirigente explicou que "o impacto econômico é positivo para todos". Na entrevista, o presidente da Fifa também falou sobre o tempo de jogo efetivo e ressaltou que é um aspecto que deve ser estudado. A regra do impedimento, que dá uma vantagem aos atacantes, é otro ponto que está sendo estudado.

Escrito por:

Ângelo Barioni/ Correio Popular