Publicado 12 de Setembro de 2021 - 10h29

Por Ângelo Barioni/ Correio Popular

A história é contada pelo jornalista Luíz Saviani e envolve dois personagens do futebol:

Aos 17 anos, o zagueiro do Guarani, Estevam Soares, foi chamado por Zé Duarte para compor um elenco improvisado que enfrentaria o poderoso Santos no Pacaembu. Sem tremedeiras, enfrentou o Peixe e resistiu o quanto pode. O Guarani perdeu por 2 a 0, e o interessante foi que o último gol veio de um cruzamento de Carlos Alberto Torres, da linha de fundo.

Sabedoria de Rei 2

Jovem e sem a experiência de grandes e consagrados zagueiros que marcaram o melhor do mundo, Estevam se esticou todo, mas a bola cruzou a trave e encontrou Pelé do outro lado. Após o tento, o Rei do futebol bateu, carinhosamente, na cabeça de Estevam e proclamou: "Garoto, quando a bola vier da linha de fundo, um olho na bola, o outro no atacante. Você olhou só para a bola".

Ensinamentos ouvidos por um jovem e feliz aprendiz.

FRASE

"Eu aprendi a jogar na rua, no quintal, que é como se aprende a jogar futebol.”

Pelé

Boa base

A Ponte Preta está fazendo bonito nesta edição do Campeonato Paulista Sub-20. Após seis dos dez jogos disputados na primeira fase, a Macaca, sob comando de Eduardo Abdo, ostenta invencibilidade de quatro vitórias, dois empates e 14 pontos ao todo.

Participação

O bom desempenho da garotada chama atenção no Estádio Moisés Lucarelli, onde a comissão técnica do profissional é sempre alimentada de informações. Alguns garotos, inclusive, já treinam com o elenco principal da Ponte Preta nas últimas semanas.

Incólume

Os goleiros do Guarani têm sofrido com lesões frequentes nesta temporada. De todos os arqueiros à disposição de Daniel Paulista no elenco profissional, apenas Gabriel Mesquita ainda não passou pelo Departamento Médico em 2021.

Trauma

Enquanto os garotos Thiago Galice e Lucas Cardoso sofreram contusões musculares na coxa, Rafael Martins enfrentou drama maior com cirurgia no osso zigomático da face. O trabalho dos especialistas tem sido requisitado com alta frequência de fevereiro para cá.

Confiança

Depois de duas semanas livres, o Palmeiras entrará em campo neste domingo para enfrentar o Flamengo. Abel Ferreira utilizou esse período para compartilhar com o elenco detalhes importantes sobre o adversário.

Projeto

Contratado como estrela em 2019 e com direito à festa no dia da apresentação, Daniel Alves era o "rosto" de um projeto do clube paulista, que almejava pagar parte dos vencimentos do atleta explorando sua imagem em acordos com parceiros comerciais. Dois anos depois, a ideia são-paulina não se tornou realidade.

Preocupação

O Alético-GO tem sido uma pedra no sapato do Corinthians nos últimos anos. Responsável por eliminar o Timão na terceira fase da Copa do Brasil em junho deste ano, o clube goiano chegará para o jogo deste domingo, às 18h15, no Antônio Accioly, com uma invencibilidade de seis partidas em duelos contra o Corinthians.

Estatística

Sem torcida nos estádios para estimular jogadores sem férias entre as temporadas 2020 e 2021, o primeiro turno do Brasileirão deste ano apresenta a terceira menor média de gols da história dos pontos corridos. A marca de 2,21 gols por partida só não é menor do que ocorrido no primeiro turno das edições de 2014 (2,11) e de 2015 (2,22).

Ninho

Após semanas de negociações e especulações, o zagueiro David Luiz aceitou a oferta do Flamengo e assinará com o clube brasileiro até dezembro de 2022.

Proibição

Técnico do Liverpool, alemão Jurgen Klopp, diz que a proibição de usar neste final de semana os jogadores brasileiros - casos do goleiro Alisson, do volante Fabinho e do atacante Roberto Firmino -, após um pedido da CBF, é principalmente prejudicial para os próprios atletas. Klopp considerou que o mundo parece ter se esquecido de que vive uma pandemia. "Parece que o verdadeiro castigo é para os jogadores porque não podem jogar. É isso que eles fazem, é isso que amam fazer. Não é aceitável. O mundo ainda está numa pandemia.

Escrito por:

Ângelo Barioni/ Correio Popular