Publicado 01 de Julho de 2021 - 9h41

Por Ângelo Barioni/Correio Popular

A Justiça do Rio de Janeiro determinou que a CBF explique, em até 48 horas, os motivos de não usar o número 24 entre os convocados para a Copa América, que está sendo disputada no Brasil. O juiz Ricardo Cyfer, da 10ª Vara Cível da capital, estipulou multa diária de R$ 800 em caso de descumprimento. A liminar, concedida na última terça-feira, foi pedida pelo Grupo Arco Íris de Cidadania LGBT. A seleção brasileira é a única equipe da Copa América que não usa o número 24 entre os atletas.

Preconceito

Diferentemente de adversários, o Brasil não utiliza a camisa com número 24. A Seleção Brasileira pula a numeração da camisa 23 para a camisa 25. Todas as outras seleções da Copa América usam normalmente o número. Vale ressaltar, que a Conmebol autorizou, nesta Copa América, a inscrição de 28 jogadores. Com isso, obrigou a numeração a passar do 23, número tradicional em competições oficiais.

FRASE

"Foi muito rápido, a gente vem trabalhando muito forte aí, graças a Deus eu pude entrar e dar o meu máximo, fazer o gol” (Thalles, atleta da Ponte Preta, autor do gol da vitória da macaca)

Reforço

A Ponte Preta anunciou Gustavo Cipriano como novo reforço. O zagueiro deixa o Peixe após 15 anos.

Beque

Gustavo iniciou sua trajetória aos 5 anos na Vila Belmiro, onde participou de todas as categorias. O zagueiro foi capitão da equipe sub 20, mas seu contrato não foi renovado.

Experiente

Com nacionalidade europeia e passagem pela Lázio, Gustavo chega para defender a Ponte Preta até o final da temporada.

Radar

Muito embora o Guarani não confirme, há indícios de que o volante Matheus Neris, do Cruzeiro, não tenha sido relacionado pelo técnico Mozart para enfentar o Bugre em virtude de negociação do atleta com o alviverde.

Fracasso

A produção dentro de casa é preocupante para o Guarani. Entre Paulista e Brasileiro foram 30 pontos disputados no Brinco neste ano e, apenas nove pontos ganhos. Daniel Paulista sabe disso e já disse que, ou o Bugre muda seu estilo de atuar, com equipe mais impositiva nos próximos jogos, ou dificilmente subirá.

Entendimento

Em sua última entrevista coletiva, o técnico Daniel Paulista disse: Nosso elenco é curto”. Para bom entendedor, meia palavra basta: ou ele quer promover mais atletas da base, o que não parece o caso, ou quer mais reforços, casos específicos de um volante, um meia e mais atacante. Só o tempo dirá.

Protocolo

Buscando atender o desejo da torcida e se reforçar para o restante da temporada, o Palmeiras decidiu ir à Fifa para tentar as inscrições dos atacantes Dudu e Borja, e do zagueiro Pedrão, antes da reabertura da janela de transferências internacionais, marcada para o dia 1º de agosto.

Seleção

Arboleda não pôde reforçar o São Paulo no clássico contra o Corinthians realizado nessa quarta-feira. O atleta continua servindo a seleção do Equador, na Copa América.

Santos 1

O Santos teve um início de temporada quase desastroso, com salvação de um rebaixamento inédito no Paulistão na última rodada, troca de treinador e eliminação precoce na Libertadores.

Santos 2

Já no Brasileirão 2021, com Fernando Diniz, o time volta a sonhar com voos mais altos. A equipe evolui a cada jogo e mostra ser competitiva.

Vitória

A Ponte Preta conseguiu, diante do CSA, sua primeira vitória na Série B do Brasileiro. Durante o jogo ficou evidente a evolução do time, graças ao esquema implantado por Gilson Kleina e a confiança demonstrada pelos atletas.

Liga de Futebol

Dirigentes dos clubes das séries A e B continuam articulando a criação da Liga nacional de futebol, que pretende substituir o Campeonato Brasileiro que é organizado pela CBF. A última reunião acabou com a aprovação de uma nova carta de intenções, que substitui a que foi apresentada à CBF no dia 15 de junho. Todos s 40 clubes aderiram e aprovaram um cronograma de trabalho, incluindo o Estatuto Social, Atas, Regimentos Internos e demais documentos necessários para a devida constituição da Liga.

Escrito por:

Ângelo Barioni/Correio Popular