Publicado 30 de Maio de 2021 - 10h00

Por Ângelo Barioni/Correio Popular

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou auxílio financeiro de R$ 15,8 milhões destinado aos clubes com menor capacidade de geração de receitas e que formam a base da pirâmide de suas competições. A medida foi tomada em função das dificuldades que as agremiações ainda enfrentam devido ao prolongamento da pandemia de Covid-19. Cerca de 136 clubes serão beneficiados das Séries C e D e do Campeonato Brasileiro e Feminino A1 e A2.

Foi bem

Na estreia do técnico Daniel Paulista, o Guarani empatou em casa com o Vitória em 1 a 1. O resultado poderia ter sido melhor, muito embora o adversário seja um time que esteja acostumado a decidir títulos na Bahia e que, este ano, é candidato a retornar à série A. O empate em casa não pode ser considerado mau resultado, apesar que todo ponto perdido pode fazer falta. Mas diante das circunstâncias, o Bugre mostrou potencial.

FRASE

"É desafiador ficar um longo tempo sem jogar. As circunstâncias nos trouxeram desta forma" (Tite, técnico da Seleção Brasileira, ao se referir ao longo intervalo de jogos dos torneios e amistosos)

Iniciação

Muito se fala na inexperiência de Sylvinho como treinador, já que o Corinthians será o seu segundo trabalho efetivo na função. No entanto, ao lado do novo comandante corintiano está um profissional experiente e vencedor: Doriva.

Experiência

Contemporâneo de Sylvinho como atleta, Doriva jogou ao lado do treinador do timão, entre 2001 e 2002, no Celta de Vigo (ESP) e se conhecem bem.

Estreia

O timão recebe o Atlético-GO, na Neo Química Arena, neste domingo, pela primeira rodada da competição nacional. Será a estreia de Sylvinho pelo clube.

Liberado

O Palmeiras conseguiu a liberação de Abel Ferreira para a estreia do time no Brasileirão, que acontece neste domingo, contra o Flamengo. O clube entrou com um recurso da decisão sobre a expulsão da partida válida pela Supercopa do Brasil, também contra a equipe carioca.

Mistério

Atual campeão da Libertadores e da Copa do Brasil, o Palmeiras inicia o Brasileirão como uma incógnita, tanto para sua torcida quanto para os rivais.

Impreciso

O Santos entra na competição no pelotão intermediário. De acordo com o acerto nas poucas contratações, a balança pode pender para um crescimento para o clube entrar na briga por uma vaga na Copa Libertadores, ou repetir o sofrimento do Paulistão de lutar contra o rebaixamento.

Reforços

O Guarani pode anunciar, nesta semana, mais duas contratações para a sequência da temporada: o zagueiro Matheus Mancini, filho do treinador Vagner Mancini, e o lateral-direito Diogo Mateus.

1 ponto

O bugre garantiu apenas um ponto no Brinco de Ouro na estreia da Série B, contra o Vitória, na sexta-feira. De acordo com os estudiosos do futebol, o importante é não perder em casa.

Início

A Ponte Preta inicia neste domingo a sua caminhada na Série B do Campeonato Brasileiro. O clube visita o Brusque, em Santa Catarina, às 11h.

 

Baixas

Dois jogadores titulares da macaca deixaram o time nessa semana e vão abrir vagas na escalação. Apodi rescindiu o contrato e o clube não renovou com Luizão.

Fora da estreia

Os três reforços que chegaram na Ponte Preta ainda não podem estrear neste domingo. Isso porque eles não estão registrados na CBF. São eles: o atacante Richard, o lateral esquerdo Rafael Santos e o volante Lucas Cândido. Todos devem estar à disposição no próximo jogo, dia 6, contra o Vasco.

Impasse

Em uma medida que já era esperada há alguns dias, o governo do Japão decidiu estender o estado de emergência em Tóquio e outras regiões do país por cerca de três semanas, até 20 de junho, já que a pandemia do novo coronavírus não mostra sinais de enfraquecimento menos de dois meses antes da abertura dos Jogos Olímpicos de Tóquio-2020, adiados em um ano por causa do surto global de covid-19. Por outro lado, Comitê Organizador dos Jogos disse que o evento seguirá em frente com medidas de prevenção.

Escrito por:

Ângelo Barioni/Correio Popular