Publicado 12 de Setembro de 2021 - 10h30

Por Estéfano Barioni/ Correio Popular

Logo após as manifestações do dia 7 de setembro, quando apoiadores do governo foram às ruas e o próprio presidente discursou subindo o tom da crise institucional entre os Poderes, os mercados reagiram muito mal, com grande desvalorização das ações na Bolsa de Valores de São Paulo e também do real frente ao dólar norte-americano.

Queda da Bolsa e do real

No dia 8 de setembro, o Ibovespa fechou com queda de 3,78%, regredindo aos 113.400 pontos. Nesse mesmo dia, o dólar disparou 2,91%, terminando cotado a R$ 5,32. Em um único dia, a perda média de valor em dólares das empresas brasileiras foi de 6,5%. Um tombo enorme. O dia também não foi bom para outras economias do mundo, mas a crise política, definitivamente, pesou mais do que tudo aqui no Brasil.

FRASE

"Na medida em que o direito é observado, ele nos fornece estabilidade e ordem e um meio

de prever o comportamento daqueles com quem temos obrigações legais recíprocas.”

J. William Fulbright, ex-senador norte-americano

Crescimento e estabilidade

Para que exista crescimento econômico, é preciso haver investimento, que melhora e expande a capacidade produtiva do País. Os investimentos aquecem parte importante da economia imediata, gerando emprego e renda nos setores de construção e de produção de bens de capital, como máquinas e equipamentos.

Confiança

O crescimento também depende da confiança dos consumidores. Se os consumidores têm expectativa de melhora nas condições de vida, gastam mais, fazem planos ambiciosos, trocam de carro, financiam a casa própria, buscam talvez um imóvel maior. Ou seja, a confiança dos consumidores é parte crucial do crescimento da demanda agregada da economia.

Previsibilidade

Para que existam investimento e confiança dos consumidores, é necessário haver previsibilidade. As decisões econômicas de hoje são tomadas com base nas expectativas de resultados que essas decisões proporcionarão. As pessoas – produtores e consumidores – precisam ser capazes de projetar os resultados futuros das ações realizadas hoje. E só é possível fazer isso em um ambiente de estabilidade legal e institucional.

Investimento

Construir uma fábrica exige investimentos hoje que só irão começar a gerar resultados muito tempo depois, quando a fábrica já estiver em plena operação. Para recuperar o valor investido, muitas vezes são necessários cinco ou seis anos (às vezes mais). É preciso existir previsibilidade e estabilidade regulatória para justificar o investimento. Caso contrário, o risco é muito grande e o investimento não é feito.

Investimento 2

O mesmo vale para a escala doméstica. Uma pessoa que investir na aquisição de um sistema fotovoltaico residencial hoje terá retorno do valor investido através da redução da conta de energia. Mas esse retorno pode demorar um tempo razoável para acontecer. Se as regras de abatimento da conta de eletricidade mudarem o tempo todo, o risco torna-se muito grande e o retorno pode até não acontecer nunca.

Tensões institucionais

Quando o país entra em um clima de guerra institucional, com clamores de fechamento de instituições e até alteração da Constituição, perde-se completamente a previsibilidade. Não se sabe o que esperar do amanhã e isso afeta a economia hoje. Além disso, o clima de tensão entre os Poderes revela uma completa falta de capacidade de coordenação do governo.

Falha de coordenação

Para um ramo da teoria do desenvolvimento, o subdesenvolvimento é fruto direto de falhas de coordenação. O gestor falha em coordenar os esforços e recursos disponíveis para produzir um bem maior, que é o desenvolvimento.

Desafios

O Brasil tem inúmeros desafios complexos a lidar no curto prazo, como a inflação em disparada, alto índice de desemprego, crise energética e a variante Delta do coronavírus, para citar apenas alguns. Os nossos governantes terão capacidade de coordenar as melhores iniciativas ou estão preocupados com outras pautas e o que veremos serão apenas recursos desperdiçados e esforços em vão?

Escrito por:

Estéfano Barioni/ Correio Popular