APARECIDA

Cinco mil homens farão segurança do papa

Helicóptero terá 'olho de águia': câmera que transmitirá imagens em tempo real para segurança

Jussi Ramos
23/07/2013 às 13:11.
Atualizado em 25/04/2022 às 07:53

A visita do papa Francisco a Aparecida contará com cinco mil homens para fazer a segurança, entre militares das Forças Armadas, policiais militares e civis e agentes da Polícia Federal. São esperadas 200 mil pessoas no Santuário Nacional de Aparecida.

O efetivo usará 305 viaturas, cinco helicópteros e quatro embarcações da Marinha. A estrutura começou a ser montada na última sexta-feira. Hoje, serão feitos os últimos ajustes. "Nós somos treinados para enfrentar o pior, mesmo que não aconteça", disse o general de brigada William Georges Felippe Abrahão, comandante da 12ª Brigada de Infantaria Leve (Aeromóvel), de Caçapava.

Segundo ele, apenas o Exército empregará 2.200 militares e 220 viaturas, além de quatro helicópteros do Comando de Aviação do Exército (Cavex), de Taubaté. Um deles equipado com o 'Olho de Águia', câmera que transmitirá imagens em tempo real para a coordenação da segurança.

Trata-se de uma operação de guerra, embora seja motivada por uma ação de paz, a visita do papa. "Esperamos que todos tenham apenas o espírito de fé. Mesmo assim, nós estamos preparados para conter até uma ação terrorista, que não creio que vá ocorrer", afirmou Abrahão.

Todo o espaço por onde circulará o papamóvel com Francisco, dentro e fora do Santuário Nacional, será guarnecido por homens do Exército e da Polícia Militar. O público não poderá tocar no papa, que também estará protegido por seguranças do Vaticano e da Polícia Federal -estes ficarão próximos do pontífice.

A maior concentração de público será no pátio da tribuna Bento 16, de onde o papa Francisco dará uma bênção após celebrar a missa, que começa às 10h30. Antes, ele passará de papamóvel por entre a multidão, que estará dividida em setores, para que possa ser visto pelo maior número de fiéis.

Dentro da Basílica, a missa será assistida por 15 mil pessoas, sendo 2.000 convidados. O público terá que pegar uma pulseira para ter acesso ao templo.

Todos aqueles que quiserem ir ao Santuário Nacional para ver o papa, seja no interior ou exterior da Basílica, terão que passar por detectores de metais controlados pela Polícia Federal. O esquema será semelhante ao usado em aeroportos.

A entrada de fieis para a missa do papa começará a ser feita a partir das 5h30 de amanhã. Eles poderão tomar lugar dentro e fora da Basílica. Hoje, a partir das 18h, o templo estará fechado para os últimos preparativos internos, como a colocação de cadeiras.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por