Esporte, saúde e lazer em uma mesa via: na ciclofaixa
Pedalar, respirar ar puro e praticar exercícios. A vida do campineiro ficou mais agitada e saudável depois das ciclofaixas pela cidade.
Consideradas uma das mais importantes iniciativas da Prefeitura, junto à EMDEC (Empresa de Desenvolvimento de Campinas) as Ciclofaixas de lazer do Taquaral / Norte-Sul e do Ouro Verde garantem espaço de lazer à população.
O projeto tem como objetivo incentivar o uso da bicicleta e promover hábito saudável, trazendo impacto na qualidade de vida.
Totalizando 9.1 km, o percurso da ciclofaixa de lazer do Taquaral abrange o entorno da lagoa, o kartódromo, a Praça Arautos da Paz e a Avenida José de Souza Campos (Norte-Sul) até o Viaduto São Paulo (Laurão). Já a ciclofaixa de lazer do Ouro Verde está na Avenida Coacyara, no Parque Universitário, em um trecho de 2,2 km entre o Bosque Augusto Ruschi até a Rua Bambui.
Quem utiliza aprova
O advogado Paulo Vosgrau Rolin, afirma que utiliza as ciclofaixas todos os domingos e feriados na avenida norte-sul e lagoa do taquaral. Segundo ele, o local é bem sinalizado e transparece segurança aos ciclistas. “É uma delícia passear nela, a EMDEC coloca os cones desde o Laurão até a lagoa e os fiscais são alocados no trajeto nos dois sentidos. É muito seguro para pedalar” - afirmou.
Já a jornalista Talita Bristotti conta que sempre teve vontade de andar na ciclofaixa, porém, só conseguiu conhecer o trajeto após sua irmã ganhar uma bicicleta em um bingo beneficente.
“Eu sempre tive vontade de andar na ciclofaixa, mas não tinha uma bicicleta (que, inclusive está muito cara), ai minha irmã ganhou uma em um bingo beneficente, montamos ela e lá fui eu conhecer a ciclofaixa” - conta.
E questionada sobre o que achou, a jornalista utilizou do bom humor para responder: “Eu achei o percurso gostoso, para quem não tá acostumado é meio difícil, pois tem bastante subida, mas tem umas descidas deliciosas (risos).
Por fim, a estudante Danielle Lima, afirmou que que utiliza as ciclovias ao menos um final de semana por mês e complementa sua série de exercícios físicos na Lagoa do Taquaral. “Como não tenho carro, começo meus exercícios antes mesmo de ir pra lagoa, porque vou de bicicleta. Eu vou pelo menos 1 final de semana por mês, pego ela iniciando na norte sul, porque moro perto do extra abolição, vou até la pela rua mesmo e me encontro com a ciclovia na norte sul” - relata.
Cuidados
A EMDEC orienta que os ciclistas tenham alguns cuidados na hora de pedalar, como por exemplo, nunca andar na contramão, nem sobre as calçadas e sempre utilizar equipamentos de segurança, como capacete, óculos, luvas, buzina e fitas refletivas nas roupas.
Além disso é importante que o ciclista respeite o espaço do outro e não abuse da velocidade.