Sistema, conhecido como DigiD permite apresentar pela web a declaração de renda, "está inacessível"
Um ataque virtual deixou mais de 10 milhões de holandeses nesta quarta-feira sem assinatura eletrônica oficial, o sistema de identificação digital, informou o ministério do Interior.
O sistema, conhecido como DigiD que permite apresentar pela internet a declaração de renda, "está inacessível desde terça-feira à noite por um ataque DDOS", afirma o ministério em um comunicado.
Muito popular na Holanda, o sistema é utilizado por 10 dos 16 milhões de holandeses, informou à AFP o porta-voz do ministério, Frank Wassenaar, que garantiu que os dados privados dos usuários não foram afetados.
O ataque na forma de "negação de serviço" (DDOS, Distribued Denial of Service) consiste no bloqueio do portal com uma avalanche de pedidos.
"É como se soasse um alarme continuamente e a porta estivesse fechada. Os ladrões estão fora, mas infelizmente os visitantes normais também", afirma o ministério.
O sistema eletrônico permite determinar a identidade de uma pessoa. Em alguns países existe um cartão de identidade eletrônico, mas na Holanda o sistema DigiD está integrado por um identificador e por um código de acesso.
As identificações oficiais servem em particular para preencher a declaração de impostos pela internet, informar o governo sobre uma mudança de endereço ou solicitar documentos oficiais.
O departamento policial especializado em cibersegurança abriu uma investigação.