Temporal na manhã deste domingo pegou muita gente que estava na rua de surpresa
Campinas foi atingida por um temporal com ventos de até 76,9 quilômetros por hora, na manhã deste domingo (2). Apesar de a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros não terem registrado nenhuma ocorrência, a força da ventania surpreendeu quem estava na rua no momento da chuva.
O diretor da Defesa Civil de Campinas, Sidnei Furtado, explicou que a chuva estava prevista, mas as rajadas de vento superaram a expectativa do Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura (Cepagri). A ventania mais forte foi registrada em Barão Geraldo, segundo Furtado. A chuva foi provocada por uma frente fria que chegou no Estado na madrugada de domingo. "Para nós que trabalhamos com a prevenção de queimadas, essa chuva caiu como uma luva para aumentar a umidade relativa do ar. Amanhã (segunda, 3) vamos começar a operação estiagem mais tranquilos" , disse o diretor.
O volume acumulado de água neste domingo chegou a 7,3 milímetros, e a temperatura mais baixa registrada foi de 13ºC, em Joaquim Egídio, à 0h15. Hoje as temperaturas continuam em queda, com mínima de 12ºC e máxima de 15ºC. Ainda há possibilidade de pancadas de chuva com trovoadas durante todo o dia. O tempo ameno continua até pelo menos quarta-feira (5), devido a uma frente fria, mas não há previsão de chuvas significativas na região depois de terça.
Operação Estiagem
Equipes da Defesa Civil, dos bombeiros, da Secretaria do Verde e Desenvolvimento Sustentável e da Secretaria de Saúde iniciam hoje a Operação Estiagem, criada por decreto pelo prefeito Jonas Donizette (PSB) em maio. O trabalho integrado segue até o final de setembro, quando termina o período de seca na região.
A primeira ação será com as famílias que moram no entorno da Mata Santa Genebra, em Barão Geraldo. Agentes farão um trabalho de conscientização em relação à baixa umidade do ar e ao risco de queimadas próximo à floresta. "Será um trabalho preventivo. Até setembro, é importante evitar fogueiras e queima de lixo ou de vegetação seca, principalmente em áreas próximas à mata. Os bombeiros devem ser acionados a qualquer sinal de fogo."
No dia 12, começa uma ação integrada com a Defesa Civil de Campinas e bombeiros de outras cidades da região metropolitana, para monitorar as áreas verdes de municípios vizinhos. Durante o período, agentes vão alertar também sobre os cuidados com a exposição solar, quando os raios ultravioletas atingirem índice a partir de 8.