CAMPINAS

Chuva surpreende com ventos de até 76km/h

Temporal na manhã deste domingo pegou muita gente que estava na rua de surpresa

Cecília Polycarpo
cecília.cebalho@rac.com.br
02/06/2013 às 19:00.
Atualizado em 25/04/2022 às 13:51

Campinas foi atingida por um temporal com ventos de até 76,9 quilômetros por hora, na manhã deste domingo (2). Apesar de a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros não terem registrado nenhuma ocorrência, a força da ventania surpreendeu quem estava na rua no momento da chuva. 

O diretor da Defesa Civil de Campinas, Sidnei Furtado, explicou que a chuva estava prevista, mas as rajadas de vento superaram a expectativa do Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura (Cepagri). A ventania mais forte foi registrada em Barão Geraldo, segundo Furtado. A chuva foi provocada por uma frente fria que chegou no Estado na madrugada de domingo. "Para nós que trabalhamos com a prevenção de queimadas, essa chuva caiu como uma luva para aumentar a umidade relativa do ar. Amanhã (segunda, 3) vamos começar a operação estiagem mais tranquilos" , disse o diretor.

O volume acumulado de água neste domingo chegou a 7,3 milímetros, e a temperatura mais baixa registrada foi de 13ºC, em Joaquim Egídio, à 0h15. Hoje as temperaturas continuam em queda, com mínima de 12ºC e máxima de 15ºC. Ainda há possibilidade de pancadas de chuva com trovoadas durante todo o dia. O tempo ameno continua até pelo menos quarta-feira (5), devido a uma frente fria, mas não há previsão de chuvas significativas na região depois de terça.

Operação Estiagem

Equipes da Defesa Civil, dos bombeiros, da Secretaria do Verde e Desenvolvimento Sustentável e da Secretaria de Saúde iniciam hoje a Operação Estiagem, criada por decreto pelo prefeito Jonas Donizette (PSB) em maio. O trabalho integrado segue até o final de setembro, quando termina o período de seca na região.

A primeira ação será com as famílias que moram no entorno da Mata Santa Genebra, em Barão Geraldo. Agentes farão um trabalho de conscientização em relação à baixa umidade do ar e ao risco de queimadas próximo à floresta. "Será um trabalho preventivo. Até setembro, é importante evitar fogueiras e queima de lixo ou de vegetação seca, principalmente em áreas próximas à mata. Os bombeiros devem ser acionados a qualquer sinal de fogo."

No dia 12, começa uma ação integrada com a Defesa Civil de Campinas e bombeiros de outras cidades da região metropolitana, para monitorar as áreas verdes de municípios vizinhos. Durante o período, agentes vão alertar também sobre os cuidados com a exposição solar, quando os raios ultravioletas atingirem índice a partir de 8.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Anuncie
(19) 3736-3085
comercial@rac.com.br
Fale Conosco
(19) 3772-8000
Central do Assinante
(19) 3736-3200
WhatsApp
(19) 9 9998-9902
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por