Mais de 40 tambores foram depositados irregularmente na entrada do Jardim Monte Alto
Tambores deixados em área na Estrada do Mão Branca, em Campinas (César Rodrigues/ AAN)
Mais de 40 tambores contendo uma substância de cor escura e odor fétido foram depositados irregularmente na entrada do Jardim Monte Alto, próximo ao aterro Delta, em Campinas. De acordo com os moradores, o material foi descartado na madrugada de quarta-feira (15).
Além do medo da exposição ao produto, tratado pela Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb), inicialmente, como resíduo perigoso, os moradores reclamam do frequência com que ocorrem os descartes irregulares e da obstrução da passagem.
A área foi isolada com uma fita na manhã desta quinta-feira (16) pela Cetesb, que investiga o autor do descarte e a toxidade do conteúdo.
A moradora Elissane Freire reclama do descarte e teme que o material contamine o solo. “Além do cheiro forte e de obstruir a passagem dos moradores, acaba com o solo”, disse. Maria das Graças afirmou que a Defesa Civil esteve no local ontem para avaliar o material. “Falaram que aquilo era uma química e que iam chamar o trator e o caminhão para tirar. Disseram que não era para deixar as crianças brincarem perto porque podia ser perigoso”, afirmou.
Segundo Maria das Graças não é a primeira vez que ocorrem descartes irregulares na entrada do bairro. É direto que jogam de tudo aqui. Cachorro morto, bezerro, galinha, entulho. A passagem só não foi fechada ainda porque a gente chama o trator para tirar”, diz.
A Prefeitura confirmou que a Defesa Civil esteve no local com o Departamento de Limpeza Urbana e que se trata de resíduos oleosos. Informou que acionou a Cetesb, que tem o poder de identificar e punir o responsável. Informou ainda que só vai poder descartar o material, caso a Cetesb não encontre o autor.
O proprietário do caminhão que supostamente teria levado o resíduo até o local já teria sido identificado. A Cetesb informou que está na fase de identificação do autor e do produto e solicitou por princípio de precaução o isolamento da área.