Cidade será a quarta do Estado a contar com um órgão desse tipo
O prefeito de Sorocaba, Antônio Carlos Pannunzio (PSDB), acertou, nesta quinta-feira (2), com o juiz Jayme Walmer de Freitas (diretor do fórum local) e com representantes da Secretaria de Estado da Justiça a criação na cidade de um Centro de Referência e Apoio às Vítimas de Crimes Violentos.
Sorocaba será a quarta cidade do Estado a contar com um órgão desse tipo. Atualmente, o centro está em funcionamento na capital, em Campinas e na Baixada Santista. O atendimento será feito por uma equipe multidisciplinar formada por um psicólogo, uma assistente social e defensores públicos.
O centro vai oferecer atendimento gratuito à vítima ou às vítimas e aos seus familiares de crimes como homicídio, latrocínio (roubo seguido de morte), violência sexual, violência doméstica, trabalho escravo, tráfico de drogas e vários outros com o mesmo teor de gravidade e consequências.
Os centros de referência são um programa do governo do Estado que busca facilitar o acesso a informações, orientação jurídica e serviços públicos, com o objetivo de promover o reconhecimento e o acesso aos direitos das vítimas de violência, visando a consolidação dos direitos humanos e da cidadania.