SEM LUZ

Centro de Campinas sofre com cinco horas de apagão

Caminhão derrubou poste na região central; na Vila Industrial também houve queda de energia

Patrícia Azevedo
11/04/2013 às 20:47.
Atualizado em 25/04/2022 às 20:48
Poste é substituído após acidente com caminhão na Rua Boaventura do Amaral (Janaína Maciel/Especial para AAN)

Poste é substituído após acidente com caminhão na Rua Boaventura do Amaral (Janaína Maciel/Especial para AAN)

Problemas no abastecimento de energia elétrica em dois pontos distintos provocaram transtornos para motoristas, moradores e comerciantes instalados na região central e na Vila Industrial em Campinas.

Ao todo, 22 cruzamentos da cidade ficaram com os semáforos desligados entre as 12h e 12h40.

O primeiro caso aconteceu por volta das 9h50, quando 83 casas e comércios do Centro ficaram sem energia elétrica durante mais de cinco horas depois que um caminhão derrubou um poste na Rua Boaventura do Amaral.

Por causa da queda, houve o rompimento de cabos e o transformador que alimenta as unidades foi danificado. Três viaturas da CPFL Paulista foram enviadas ao local para providenciar o reparo. "Eu ouvi um grande barulho e logo em seguida caiu a energia" , comentou a comerciante Sueli Carvalho.

Casas, lojas, um prédio e até uma clínica de fisioterapia foram afetados pelo problema. Por conta da interdição parcial da Rua Boaventura do Amaral, os usuários do transporte público tiveram que caminhar vários quarteirões para ter acesso a ônibus. "É longe, mas eu vou devagarzinho. Vendo o estrago que o caminhão fez , só penso na sorte de não ter ninguém passando na rua nesse momento", afirmou a aposentada Ivone Seixas.

Segundo um responsável pelo caminhão, o motorista seguia pela rua General Marcondes Salgado quando se preparava para entrar na Rua Boaventura do Amaral e colidiu contra o toldo de uma loja, fez um movimento circular e bateu no poste que fica no lado direito da rua. Por sorte, ninguém ficou ferido.

Vila Industrial

O segundo problema na rede foi provocado por uma folha de coqueiro, que caiu em um fio e ocasionou um curto-circuito na rede elétrica na Vila Industrial. A CPFL informou que, por causa do curto-circuito, 5.543 clientes na região central e na Vila Industrial ficaram sem o fornecimento de energia entre as 11h55 e 12h36.

Com isso, os semáforos de 22 cruzamentos ficaram fora de operação. As regiões afetadas foram a Avenida Senador Saraiva, João Jorge, General Carneiro, Andrade Neves, Rua Sales de Oliveira e Campos Sales.

Dezenas de agentes de mobilidade foram deslocados para orientar o trânsito. Segundo a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (EMDEC), os semáforos voltaram a funcionar minutos após o incidente na maior parte dos casos.

Por volta das 12h40 todos estavam operando normalmente. "É bem complicado o trânsito, nesse horário, sem semáforo. Se com a sinalização já é ruim, sem fica ainda pior" , reclamou a assistente Joelma Silva.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por