Por terra e por água, 400 volntários recolheram lixos que encontraram no leito e dentro do rio
Bombeiros acompanharam as embarcações no recolhimento do lixo (Claudio Coradini)
Exemplo de cidadania foi o que se viu na manhã deste sábado, 23, durante o 19º Arrastão Ecológico pelo Rio Piracicaba. Cerca de 400 voluntários participaram do projeto que mostra importância da preservação do manancial e do correto destino do lixo.
Por terra e por água, grupos recolheram os lixos que encontraram no leito do rio, próximo às margens e nas calçadas. Na ocasião, também ouve o plantio de 19 árvores nativas, próxima à rampa da Rua do Porto, que representam todas as edições do projeto.
O prefeito Gabriel Ferrato (PSDB) foi quem plantou a primeira muda, junto com o deputado Roberto Morais. “A iniciativa é um exemplo para as atuais e também para as gerações futuras. O rio Piracicaba é fundamental no desenvolvimento da nossa cidade e precisa ser preservado”, afirmou.
Por volta das 10 horas, embarcações desceram da rampa do Largo dos Pescadores e navegaram até o condomínio Colina do Piracicaba, na região de Ártemis. Durante o trajeto, recolheram os resíduos encontrados no leito do rio e próximo às margens.
Já os participantes da Trilha do Rio – formado por grupos de escoteiros, jovens do Interact do Rotary Club e do Instituto Formar que percorreram a Rua do Porto – informaram à população sobre a importância econômica e histórica do rio e sobre sua participação no desenvolvimento da cidade. Durante a caminhada, os voluntários também recolheram o lixo encontrado nas calçadas e também trabalharam para conscientizar a população sobre a importância do destino adequado do lixo.
Segundo a coordenadora do NEA (Núcleo de Educação Ambiental) da Sedema (Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente), Elizabeth Silveira Nunes Sales, ao fim da trilha foram recolhidos cinco sacos de lixo de 100 litros cada.
“Conscientizar a população é o nosso principal objetivo”, afirma o secretário municipal de Defesa do Meio Ambiente, Rogério Vidal.
Giovani Novaes, 8 anos, participou da iniciativa pelo segundo ano consecutivo ao lado do pai, Junior Novaes. “Eu gosto de participar e é muito importante para deixar a cidade bonita e limpa”, conta o pequeno.