Nesta quarta-feira (19) Ribeirão Preto comemora 157 anos. E vale a pena comemorar o aniversário de uma cidade linda e hospitaleira como esta. É hora de celebrar, de festejar. Não importa, neste momento, que os governos –passados e atual- maltrataram a cidade. Ela demonstra sempre que consegue sobreviver aos maus administradores. Pouco, ou nada, importa se a cidade se ressente de um vazio administrativo, onde é difícil encontrar medidas favoráveis aos cidadãos. Pelo menos por hoje, deu um tempo às mazelas. Releve o transporte ruim, os buracos nas ruas, o atendimento da saúde demorado, a falta de água e os vazamentos. Tente esquecer que a coleta seletiva de lixo vem se reduzindo, ao invés de aumentar. Não se lembre que há um buraco orçamentário a ser coberto e que, por isso, seu IPTU aumentou tanto no início do ano. Não se importe com um governo com cara de velho, mesmo que ele tenha começado em janeiro deste ano. Faz parte da vida e hoje não é dia para se lembrar disto. Se estou lembrando, desculpe. Só queria convidar você a comemorar o aniversário desta linda cidade que não tem culpa de ter, por vezes, péssimos inquilinos em seu palácio de governo ou no prédio onde funciona o Legislativo. Passe uma borracha hoje. Volte a se preocupar amanhã. E parabéns, sinceros, a Ribeirão Preto.
EXPLICAÇÕES
Os vereadores de Ribeirão Preto aprovaram, nesta terça-feira (18), a convocação do secretário da Fazenda, Francisco Nalini, para prestar esclarecimentos à Câmara. As explicações serão a respeito das finanças do município, que aparentemente não estão muito bem, apesar do aumento de até 130% nos valores do IPTU. O requerimento de convocação foi feito pela vereadora Gláucia Berenice (PSDB).
ANIMAIS E BANCOS
Também foram aprovados projetos que disciplina o transporte de animais em ônibus urbano e o que obriga agências bancárias a instalarem bancos para clientes que aguardam atendimento pelos caixas. As propostas foram apresentadas pela vereadora Viviane Alexandre (PPS) e Rodrigo Simões (PP), respectivamente.
BARRADOS NA CCJ
O projeto que permite a ampliação da gratuidade no transporte coletivo urbano para pessoas com doenças crênicas, de Rodrigo Simões, ficou sem paracer da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). O mesmo ocorreu com uma proposta de Waldyr Villela (PSD) que obriga as instituições de longa permanência para idosos a manterem em suas unidades equipamentos destinados à oxigenoterapia contínua e seus complementos.
TOQUE DE CAIXA
A sessão desta terça-feira foi corrida. Diferentemente do que ocorre em outros dias, a sessão teminou logo após as 19h. O medo, não confessado pelos vereadores, é que os organizadores do protesto, que estavam no Centro, fossem para a Câmara. Mas se livraram. Nem na quinta está prevista a ida dos manifestantes ao Legislativo.
VAIADO POR TABELA
Um dos participantes da reunião para definir o protesto de quinta-feira (20) teve a “brilhante” ideia de “incorporar” presidente da Câmara Municipal, Cícero Gomes da Silva (PMDB), durante sua fala. Praticamente não conseguiu falar, em função das vaias recebidas. Mas manteve sua palavra e encerrou dizendo que “pretendo terminar minha vida dentro da Câmara”.