AMERICANA

CDHU e Secretaria de Habitação fazem mutirão para renegociar dívidas

Ação acontecerá na Casa da Criança Arapiranga, que fica na Rua Esperança, 50, Jd. da Paz

Da redação
22/02/2013 às 18:33.
Atualizado em 26/04/2022 às 03:35

Neste sábado (23), das 9h30 às 15h, a Secretaria de Habitação e a Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) realizarão um plantão para renegociar dívidas de mutuários de Americana. A ação, que faz parte da campanha Fique em dia com a sua casa, da CDHU, acontecerá na Casa da Criança Arapiranga, que fica na Rua Esperança, 50, Jardim da Paz.

O objetivo do plantão é promover a regularização financeira e contratual de 249 mutuários em Americana, a maioria do Parque da Liberdade, oferecendo condições facilitadas para renegociação de dívidas, com parcelamento sem amortização inicial e sem incidência de juros contratuais no cálculo do parcelamento.

De acordo com o secretário de Habitação e Desenvolvimento Urbano, Davi Ramos, esse procedimento é realizado tanto com a CDHU quanto com a Companhia de Habitação Popular (Cohab) e todos esses 249 mutuários receberam previamente uma carta da CDHU. “Quando temos um determinado número de pessoas inadimplentes nós procuramos esses órgãos para negociar diretamente com os moradores, a fim de evitar qualquer tipo de reintegração de posse do imóvel dessas famílias. E a ação acontece no sábado justamente para facilitar para aqueles que trabalham durante a semana”, disse.

“Muitas vezes a Secretaria de Habitação e Desenvolvimento Urbano também faz um trabalho social com as pessoas que tentaram negociar suas dívidas e encontram dificuldades, algumas vezes até levando-as individualmente à CDHU para impedir que essas famílias percam suas casas”, completou.

Segundo Ramos, essa também é uma oportunidade para que famílias que efetuaram algum acordo com a CDHU no passado e encontraram dificuldades em cumpri-lo renegociem toda a dívida.

“Temos muitos casos também de pessoas que, após os plantões, ficam com dificuldades em relação à documentação. Nestes casos, a Secretaria de Habitação acompanha o cidadão oferecendo serviço social, suporte jurídico ou qualquer outra ajuda para que o morador consiga realizar sua negociação com sucesso ou resolver questões de vendas de imóveis para outras pessoas inscritas”, afirmou.

Durante o plantão, segundo Ramos, é necessário que o morador leve seus documentos. O mutuário original deve comparecer com documento original com foto (RG, CNH ou CPTS). Já o novo ocupante deve levar contrato de compra e venda, procuração pública e o procurador.

Em Americana, no final de 2011, os lotes urbanizados e de mutirões da cidade já foram quitados pela Prefeitura por meio do Programa “Essa Casa é Minha”, idealizado pelo prefeito Diego De Nadai, para que não houvesse nenhuma possibilidade de reintegração e perda do imóvel.

“Hoje nenhum mutuário da Prefeitura possui dívida habitacional para quitar. Vale ressaltar, ainda, que naquela região do Parque da Liberdade há cerca de 700 famílias, das quais mais de 60% já quitaram seus imóveis, por meio do Programa Cidade Legal, e já estão com suas escrituras em mãos, obtidas com desconto de 75% a 90%. Nos próximos dias, inclusive, entregaremos as últimas quitações desses imóveis.”, finalizou Ramos.

Em Americana, independente da metragem, o imóvel popular tem isenção de ITBI, garantida por lei municipal.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por