O bairro do Cantagalo será o primeiro beneficiado, ainda em outubro, do Projeto Itinerante de Castração de animais, uma iniciativa pioneira que pretende atender animais de bairros periféricos da cidade, com características socioeconômicas e culturais deficientes, já assistidos pelo Programa de Saúde da Família (PSF) e Centros de Referência da Assistência Social (CRAS).
Trata-se de uma ação conjunta entre a Secretaria Municipal de Saúde – Centro de Controle de Zoonoses/Canil Municipal e Ong Vira Lata Vira Vida que, através de parceria vem trabalhando nos últimos meses no desenvolvimento de tendas especiais para a atividade.
Veterinárias da Ong Vira Lata Vira Vida irão participar dos mutirões e a instituição cederá parte dos equipamentos para o
Foto: Divulgação. Tendas do Projeto Itinerante de Castração
“Trata-se de um projeto que envolveu profissionais de várias especialidades visando melhores condições de vida e saúde centro cirúrgico. Boa parte do trabalho, que visa a conscientização da população, será desenvolvido por voluntários, e para tanto, a Ong Vira Lata busca novos parceiros, que em conjunto com os vários profissionais da área de saúde irão colocar suas especialidades a serviço dos mutirões.
para os animais. Esperamos a adesão de novos voluntários para ampliar o atendimento nos mutirões”, reforça a presidente da Ong Vira Lata, Miriam Miranda.
O Secretário de Saúde, Fernando Cárdenas, enfatiza que o principal objetivo das castrações é reduzir o número de animais abandonados, vítimas de crias indesejadas e sem controle no município. Segundo dados do CCZ, de 2009 a 2012 já foram castrados 7.207 animais, sendo 4.826 cães e 2.381 gatos. Considerando apenas os números de 2012, de janeiro a agosto foram 1.430 cães e 566 gatos castrados.
“Além disso, ao realizar as cirurgias na própria comunidade, facilitamos a adesão dos proprietários que não tem meio de transportar seus cães e gatos até o Canil Municipal, que também oferece a cirurgia, mas é distante de muitos bairros”, completou Eliane Carvalho Silva, coordenadora do CCZ Piracicaba.
Lideranças comunitárias, dirigentes das escolas públicas, agentes de saúde, assistentes sociais e lideres religiosos dos bairros a serem assistidos serão capacitados através de cursos e treinamentos, previamente divulgados.