Modelo 2013 tem motor bicombustível e linhas mais modernas: características de sucesso mantidas
As motocicletas com motor bicombustível já estão presentes no mercado brasileiro desde 2009 e a Honda não poderia deixar de fora a CB 300R, que trouxe a versão 2013 disponível apenas com propulsor movido com gasolina, etanol ou os dois juntos e novidades estéticas que renovaram o visual do modelo Street.Durante 19 dias foram percorridos 1.837 quilômetros e as médias de consumo foram de 25,22 km/l com gasolina e 21,13 km/l com etanol - mantendo os 20% de gasolina no tanque conforme orientação do fabricante para facilitar a partida em regiões onde a temperatura pode ser de 15ºC ou menos, uma luz amarela no painel alerta para essas condições adversas.As médias de consumo de combustíveis poderiam ser ainda maiores, já que o modelo avaliado tinha rodado apenas 645 quilômetros e o motor estava amaciando, que deixa o funcionamento da moto mais ‘travado’. Além disso, os testes foram realizados em percursos mistos entre cidade e estrada e a média de consumo varia conforme a localização, mas principalmente pela dosagem no acelerador imprimida por cada motociclista. O tanque de combustíveis está um litro maior na versão 2013 e com os 18 litros é possível percorrer cerca de 450 quilômetros com gasolina e aproximadamente 380 com etanol. Durante a avaliação os dias estavam quentes e a CB 300R Flex sempre ligou a partida com facilidade.O desempenho do motor praticamente não muda com gasolina ou etanol. O propulsor de 291,6 cm³ tem a força e o desempenho ideal para quem busca um modelo com agilidade, segurança e conforto na cidade e um desempenho que permite rodar com a CB 300R a 120km/h na estrada sem ‘esgoelar’ o motor. São 26,53 cv a 7.500 rpm contra 26,73 cv com etanol na mesma casa dos 7.500 rpm. O piloto vai sentir essa diferença de potência mais em uma situação de velocidade final. O torque máximo varia conforme o combustível. São 2,82 kgf.m com gasolina, contra 2,86 com etanol. Sinceramente, não senti diferença na força da CB 300R utilizando um ou outro combustível. A arrancada é firme e as retomadas de velocidade são adequadas para uma condução vigorosa na cidade. Para isso, basta o condutor não ter preguiça de trocar marcha do câmbio, que tem apenas cinco velocidades.O modelo avaliado está equipado com o eficiente sistema C-ABS, que melhora muito a eficiência nas frenagens. Além dos ABS (Anti-Lock Brake System), que evita o travamento das rodas, a CB 300R está equipada com o CBS (Combined Brake System), que divide a força da frenagem entre as rodas. Durante toda avaliação a moto transmitiu muita segurança em todas as situações em que os freios foram exigidos, com acionamento suave e respostas precisas.VisualO modelo Naked ganhou linhas mais esportivas e um visual que segue o conceito "street fighter". A CB 300R Flex 2013 recebeu um novo desenho do defletor de vento e a carenagem frontal integrada ao conjunto óptico.A CB 300R 2013 está disponível nas cores preta, vermelha metálica e branca para a versão standart que sai por R$ 11.990 e nas cores preta ou branca para o modelo com C-ABS, que tem preço sugerido pelo fabricante de R$ 13.690,00. Ambos sem frete e seguro, com valores para o Estado de São Paulo.Ponto positivo – a união de economia de combustível e manutenção aliada a uma moto ágil e forte para superar o trânsito ou pequenas viagens.Ponto negativo – a posição do corpo da garupa é muito projetada contra o piloto por conta da localização muito avançada das pedaleiras do passageiro.