Ao todo, 16 casais formalizaram a união e passam a ter os mesmos direitos dos casais heteros
Convidados fazem chuva de arroz para os recém-casados (Douglas Fonseca/AAN)
O primeiro casamento coletivo gay do Estado de São Paulo reuniu 16 casais homossexuais no 3º Cartório Cível de Campinas, nesta quinta-feira (21). A partir de agora, os casais têm o mesmo direito legais que os casais heterossexuais.
A data do enlace foi escolhida a dedo, para celebrar o Dia Internacional de Luta pela Eliminação de Todas as Formas de Discriminação.
O casamento coletivo homoafetivo foi acompanhado de perto por familiares e amigos, que deixaram o Cartório mais colorido. Teve até chuva de arroz na saída dos pombinhos.
Após o casamento, os noivos tiveram direito a festa para recepcionar os convidados. A Prefeitura de Campinas cedeu a Estação Cultura para a comemoração dos casais.
Direitos
Desde o começo de março, os casais homoafetivos que vivem em São Paulo receberam o aval da Justiça para se casar. Todos os 832 cartórios paulistas são obrigados a oficializar a união, caso haja a procura dos interessados.
Uma norma do Tribunal de Justiça de dezembro de 2012, que começou a valer a partir do dia 1º de março, amaprou o tratamento igualitário dos homossexuais em relação aos heterossexuais.
Veja também
Primeiro casamento coletivo gay será nesta quinta Ao todo, 16 casais do mesmo sexo vão dizer sim no 3º Cartório Civil, na avenida das Amoreiras