Pequeno e charmoso, o Salão do Automóvel de Buenos Aires, que terminou nesse final de semana, mostrou inúmeras novidades. Pena que muitas delas não sejam para o bico do brasileiro.
Com impostos de importação menores que os nossos e gasolina livre de etanol (que não exige adaptação nos motores), os argentinos têm mais facilidade que nós para comprar e circular com modelos recém-lançados pelo mundo afora.
Mesmo assim, o Salão portenho também trouxe uma prévia de veículos que futuramente estarão nas ruas do Brasil, como o novo Ford Focus, que será produzido na Argentina; o Citroën C4 Lounge; o novo Renault Logan; o compacto Volkswagen Up! e o jipinho Chevrolet Trax, entre outros. Confira alguns deles nesta página.
Exibido em Buenos Aires, o novo Renault Logan (foto) deverá chegar ao Brasil ainda neste ano, provavelmente em novembro. Seu visual abandona as as linhas quadradonas e assume um caráter mais esportivo, com novos para-choques, faróis, grade e capô. A arquitetura interna foi preservada e as novidades são o painel de instrumentos e a tela multimídia central. O acabamento interno, segundo a fabricante, evoluiu em qualidade, ora imitando fibra de carbono, ora alumínio.
A terceira geração do Ford Focus (foto) apresentada na capital argentina deverá chegar ao Brasil em outubro. Referência de dirigibilidade e conforto entre os hatches médios, o Focus deverá, na versão brasileira, ser impulsionado pelos motores 2.0 Duratec, o mesmo do EcoSport, e o 1.6 Sigma, que está no New Fiesta brasileiro. Ambos poderão ser combinados com câmbio Poweshift.
Embora em público o presidente da GM na América Latina Jaime Ardila negue que já tenha batido o martelo, fontes da empresa garantem que o jipinho Chevrolet Trax (foto) chega mesmo no segundo semestre ao Brasil. O utilitário esportivo compacto – fabricado na Coreia e no México é um dos destaques da Chevrolet no salão e está confirmado para o mercado argentino, onde herdará o nome Tracker, que já foi usado por outro utilitário da marca "irmão" do Suzuki Gran Vitara fabricado na década passada naquele país.
Entre as novidades que a Volkswagen apresentou em Buenos Aires está o compacto Up! que será lançando ainda este ano no Brasil. A versão mostrada na Argentina é a europeia e provavelmente o Volkswagen Up! (foto) brasileiro terá algumas adaptações específicas para o nosso mercado. O que já se sabe é que um dos motores será o novo 1.0 de três cilindros que já é fabricado pela Volks em São Carlos e inicialmente vai equipar o Fox BlueMotion.
O apimentado Peugeout 208 GTI (foto) era uma das atrações da Peugeot no Salão e deve desembarcar por aqui em 2014. O nervoso compacto é alimentado por um motor 1.6 THP turbo, capaz de entregar 200 cv de potência a 5.800 giros e torque de 28 kgfm entre 1.700 a 4.500 rpm. De acordo com a marca do leão, o hatch acelera de 0 a 100 km/h em 6,7 segundos e atinge máxima de 230 km/h. A transmissão de velocidade deverá ser feita exclusivamente por um câmbio manual de seis marchas.
A marca francesa aproveitou o Salão de Buenos Aires para anunciar que o C4 Lounge (foto) chegará ao Brasil em setembro. Apresentado em Paris no ano passado, o C4 Lounge é a aposta global da Citroën para o segmento. O modelo foi desenvolvido em Xangai, na China, e mira mercados emergentes. Como vantagem, ele traz melhor aproveitamento do espaço interno e um bom porta-malas. Aqui, o modelo receberá motor flex, desenvolvido em parceria com a BMW, e adaptação do sistema de suspensão. As opções são o 1.6 THP a gasolina de 165 cv e um 2.0 flex de 151 cv, como o Peugeot 408.