Passar quatro anos estudando numa universidade e sair de lá com um diploma na mão não é garantia de um bom emprego. Com a tecnologia, novas carreiras vem surgindo no mercado de trabalho. Embora profissões clássicas como Medicina e Direito ainda sejam valorizadas, existem outras que não exigem diploma de graduação.
Normalmente, um curso técnico ou outra especialização podem tornar o profissional apto para exercer tais carreiras. Para tanto, é preciso investir em si e saber aproveitar as oportunidades do mercado. Confira abaixo algumas profissões em ascensão e que não requerem um diploma universitário:
Especialista em SEO (ferramentas de busca):
Com a popularização da internet, a profissão de especialista em SEO (Search Engine Optimization) está em alta. Este profissional trabalha para tornar os sites mais fáceis de serem localizados pelas ferramentas de pesquisa, como o Google.
Concierge:
Este profissional atende moradores de condomínios e executivos que necessitam de ajuda para resolver problemas do cotidiano, como organizar eventos, fazer compras, cuidar das providências para a mudança de casa, programar detalhes de uma viagem, arrumar as malas, etc.
Guia de Turismo:
Com a proximidade da Copa 2014 e Olimpíadas 2016, esta profissão está em alta. O guia acompanha turistas em pontos famosos e excursões, cuidam da liberação dos passageiros e organizam as atividades do dia, entre outros.
Designer de Moda:
Embora não necessite de um diploma, cursos de especialização na Europa são quase obrigatórios. O profissional desse ramo trabalha analisando tendências de comportamento para desenvolver coleções para o seu público-alvo.
Corretor de imoveis:
Este profissional faz o intermédio entre comprador e o vendedor na transação de um imóvel. Atualmente, a maioria das vendas tem a participação e atuação de um corretor.
Veja também
Professores 'analógicos' e alunos 'digitais' Cada dia mais os professores devem se adequar a nova realidade de ensino para que não fiquem defasados diante dos alunos Descubra maneiras de como virar chefe antes dos 40 anos O fantasma da estagnação de carreira, geralmente, começa a assombrar os profissionais que passam dos 35 anos Confira dicas para se dar bem no primeiro emprego Obstáculos devem ser superados no início da carreira profissional Grande dilema: graduação x trabalho Aprenda a equilibrar a rotina do dia a dia sem perder a organização e o foco