Macaca vai mostrar as mudanças táticas já efetuadas pelo técnico no jogo-treino contra o Osasco
O primeiro teste da Ponte Preta sob nova direção está marcado para quinta-feira (27), às 10h30, no resort Oscar Inn, em Águas de Lindoia, diante do Osasco. O time, agora comandado por Paulo César Carpegiani, deverá contar com a mesma base que somou apenas três pontos nas cinco primeiras rodadas do Brasileirão. Além da troca de goleiro — sai Edson Bastos e entra Roberto —, a Macaca deverá ter como novidades uma postura mais forte na defesa e um meio-campo mais preocupado em manter a posse de bola.
Um novo sistema que começa a ser assimilado pelo elenco. "Com certeza alguma coisa já mudou. O Carpegiani gosta de marcação mais forte e uma linha de quatro diferente. Foram poucos treinos com bola, mas tenho certeza que até o dia 7 (jogo com o Náutico, em Recife) tudo estará bem definido com relação ao esquema", diz o lateral-esquerdo Uendel. Ele foi vetado do último jogo antes da paralisação para a Copa das Confederações, mas deve ser titular na vaga de Rodrigo Biro.
Confirmado antecipadamente como titular, Roberto aposta na nova formatação para a Ponte sair da incômoda lanterna. "O Carpegiani tem bastante história e fez grandes campanhas por onde passou. Cabe a nós, acatar as ordens e assimilar tudo o que ele quer o mais rápido possível. A gente tem uma missão complicada nesta volta. Por isso, temos que procurar o entrosamento e dar uma resposta rápida", disse.
Como Cleber está sendo negociado e não joga mais pela Ponte, a defesa está praticamente confirmada com Cicinho na ala direita, Uendel pelo lado esquerdo e Ferron formando a zaga com Diego Sacoman. O meio deve ter Baraka, Fernando, Ramirez e Chiquinho e o ataque poderá ser mantido com Rildo e William. O meia Giovanni, que começou a treinar segunda-feira (24) com o elenco, está na briga por lugar na equipe.
A Macaca conta com 35 atletas em seu elenco, mas deve trazer pelo menos outros dois nos próximos dias. Um zagueiro para suprir a saída de Cleber e um armador para reforçar o sistema de criação. O lateral-direito Tiago Cametá, que havia ficado em Campinas, acabou viajando e se uniu à delegação em Águas de Lindoia.
O time fica concentrado até domingo (30), quando fará um jogo-treino com o São Caetano. Na segunda-feira (01), a Macaca começa a treinar em Campinas porque tem amistoso com o Taubaté, dia 3, em Taubaté. A viagem para Recife está prevista para sexta-feira (05), antevéspera do confronto com o Náutico.