A executiva destaca que obter o visto canadense não é uma tarefa difícil para os brasileiros
Feira de Turismo no Canadá aposta em público brasileiro (Eduardo Gregori/AAN)
De Ottawa
Uma pesquisa da Comissão de Turismo do Canadá (CTC em inglês) mostra que, aproximadamente 750 mil brasileiros têm interesse de viajar a turismo para o Canadá nos próximos dois anos. Para atender a essa crescente demanda, empresas do setor de turismo e o governo canadense estudam medidas para facilitar o acesso dos brasileiros ao país norte-americano. “O Canadá é um dos poucos países em que o pedido de visto pode ser feito sem que o passageiro precise ir ao consulado. Além disso, já está em andamento o projeto do visto totalmente eletrônico, que será realizado pela internet”, explica Sheila Nassar, representante no Brasil da Comissão de Turismo do Canadá (CTC em inglês).
A executiva destaca ainda que, apesar de ser um mito, obter o visto canadense não é uma tarefa difícil para os brasileiros. “A média de concessões para brasileiros é de 95%”, afirma. Outro detalhe, que, segundo Sheila, facilita a emissão do documento é a utilização do Centro de Requerimentos de Visto do Canadá, serviço autorizado pelo governo do Canadá que está disponível nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília.
Ainda de acordo com a representante do CTC, o Canadá vem adotando medidas para atender mais adequadamente ao mercado brasileiro, como capacitar guias e receptivo em português do Brasil, além da tradução para o português de brochuras e outros meios de informação turística.
Visto: ainda uma incógnita
Com as discussões avançadas entre Brasil e Estados Unidos sobre o fim da exigência de vistos para cidadãos de ambos países, especula-se durante o Rendez-Vous Canadá 2013 - feira internacional de negócios de turismo do Canadá, que termina nesta quarta-feira ( 15/05) em Ottawa - se o Canadá seguirá seu vizinho norte-americano. Sem uma posição oficial dos governos brasileiro e canadense, as conversas entre os operadores de turismo que participam do evento ficam divididas.
Para Sheila Nassar, do CTC, o fim da exigência do visto é uma discussão muito mais abrangente do que apenas dedicada ao turismo ou a economia. “Não vejo essa possibilidade no momento. O que o CTC trabalha é para criar mecanismos que facilitem o acesso do turista do Brasil”, explica.
Mais otimista, Marco Ferraz, presidente da Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa), acredita que tão logo as negociações entre Brasil e Estados Unidos sejam concluídas, o Canadá também derrube a exigência de visto para os brasileiros. “É uma tendência natural que isso ocorra e esperamos que aconteça em breve, para que possamos trazer mais brasileiros para o Canadá”, afirma o executivo.