RETORNO GRADUAL

Volta às aulas pode ocorrer a partir de setembro

O plano poderá ocorrer a partir de 8 de setembro, caso a cidade estiver na fase amarela o Plano São Paulo de retomada das atividades

Maria Teresa Costa
teresa@rac.com.br
24/06/2020 às 13:47.
Atualizado em 28/03/2022 às 22:49

Campinas poderá retomar as aulas, de forma gradual, a partir de 8 de setembro, se a cidade estiver na fase amarela do Plano São Paulo (Fernando Frazão/Agência Brasil)

Campinas poderá retomar as aulas, de forma gradual, a partir de 8 de setembro, se a cidade estiver na fase amarela do Plano São Paulo de retomada das atividades. A cidade, hoje, está na fase laranja e desde segunda-feira voltou a fechar o comercio de rua e shoppings por recomendação do governo do Estado, em função do aumento de casos do novo coronavírus e das altas taxas de ocupação de leitos com pacientes da Covid-19. A expectativa é de que, até lá, a cidade possa estar na fase amarela, mais flexível. A confirmação da reabertura das escolas nessa data, no entanto, dependeráda permanência de todas as cidades do estado na fase amarela (fase 3) doplano de flexibilização da economia, o chamado Plano São Paulo, por pelomenos 28 dias. De acordo com o governo, todo o estado retomará as aulaspresenciais no mesmo dia. A retomada das aulas ocorrerá inicialmente com 35% dos alunos de forma presencial. A proposta prevê rodízio de estudantes e uma combinação de aulas presenciais com manutenção do ensino à distância. As escolas poderão ser reabertas em cidades que estiverem na fase amarela do plano de flexibilização da economia. Vamos retomar as aulas para 13 milhões de alunos da rede pública de ensino de São Paulo. Da creche à universidade, rede pública estadual, municipal e rede privada", disse o governador João Doria (PSDB). Segundo ele, será uma volta gradual e responsável que tem como princípio garantir a vida e saúde dos alunos e profissionais. A retomada vai acontecer em três etapas: 1º: retorno de até 35% dos alunos. “È um percentual em que nós conseguimos cumprir os protocolos, conseguimos fazer um atendimento educacional já importante e fazer processos pedagógicos. Esse percentual servirá para todas as redes e tipos de ensino", disse o secretário estadual da Educação, Rossieli Soares. Na segunda etapa voltarão até 70%, e na etapa três até 100%, o novo normal. Segundo ele, será preciso que todas as diretorias regionais estejam na fase amarela. “Não teremos um retorno regionalizado porque isso certamente traria prejuízos com a circulação de pessoas. O retorno será junto. Somente 28 dias na fase amarela. Na fase 2, 60% das diretorias deverão estar na fase 4; e na etapa 3, 80% das diretorias deverão estar na fase 4 do Plano SP”, afirmou. Rosseli informou que é preciso organizar a entrada dos alunos, eventos culturais e esportivos estão proibidos, os intervalos devem ser feitos em revezamento de turmas, com horários alternados, as atividades de Educação Física deverão manter o distanciamento de 1,5m, de preferência ao ar livre.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Anuncie
(19) 3736-3085
comercial@rac.com.br
Fale Conosco
(19) 3772-8000
Central do Assinante
(19) 3736-3200
WhatsApp
(19) 9 9998-9902
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por