CARNAVAL 2024

Vô Jajá abre passagem para os blocos de Campinas

Grupo é o primeiro entre os 55 que prometem levar alegria para as ruas da cidade até o final do Carnaval

Edimarcio A. Monteiro/ [email protected]
28/01/2024 às 18:09.
Atualizado em 28/01/2024 às 18:09
A bateria do bloco do Vô Jajá contagiou ontem os foliões do Parque Prado e bairros próximos: expectativa era de público de até 10 mil pessoas ao longo do dia (Rodrigo Zanotto)

A bateria do bloco do Vô Jajá contagiou ontem os foliões do Parque Prado e bairros próximos: expectativa era de público de até 10 mil pessoas ao longo do dia (Rodrigo Zanotto)

O Bloco do Vô Jajá abriu no sábado (27) o pré-Carnaval e comemorou antecipadamente os 60 anos do fundador, o engenheiro Jairton Seixas, que faz aniversário no próximo dia 9, data oficial de início da festa popular este ano. Foi o primeiro dos 55 blocos que a Prefeitura prevê que sairão pelas ruas de Campinas até o próximo dia 13.

O Vô Jajá surgiu em 2018 como uma brincadeira de amigos da região do Parque Prado, que foram para a rua com caixa de som. A proposta cresceu e em sua quinta edição conta com uma estrutura formada por trio elétrico, cantores, bateria, madrinha de bateria e passistas. O desfile de sábado (27) animou uma multidão no cruzamento das avenidas Washington Luiz e Baden Powell. Ao som de samba-enredo do bloco, marchinhas, axé, pagode e samba, o Vô Jajá fez a alegria dos foliões. Teve ainda MPB no ritmo de samba, com sucessos de cantores como Tim Maia e Jorge Ben Jor animando o público.

O bloco teve este ano 1.250 pessoas que compraram os abadás, mas a expectativa era que mais entre 7 mil e 10 mil pessoas passassem pela concentração até as 19 horas, quando terminaria a apresentação, de acordo com estimativa feita por uma das organizadoras, Letícia Bonetto. O grupo sai sempre uma vez por ano, 15 dias antes do início do Carnaval, mas a preparação começa meses antes, normalmente em setembro, para levar a alegria para a rua.

O nome Vô Jajá surgiu porque no ano de lançamento o fundador ganhou o primeiro neto. "O bloco não tinha nome, mas os amigos chegavam e diziam 'olha aí o Vô Jajá', 'parabéns, Vô Jajá'. Pegou", contou Jairton Seixas. Mas a diversão também tem seu lado sério e social, entre eles a geração de empregos. Os abadás são feitos e customizados por costureiras da região. Os seguranças e outras pessoas da infraestrutura contratados são das proximidades.

PROGRAMAÇÃO

O próximo passo, que já está em estudo, é abrir uma escola de música para as crianças de bairros como Jardim dos Oliveiras, Vila Marieta, Parque Jambeiro e outros próximos. "A gente não consegue mudar o mundo, mas o entorno dá para chacoalhar", disse Jairton Seixas, com um sorriso estampado no rosto, satisfeito por mais uma edição do bloco.

O clima de alegria criado pelo bloco contagiou os foliões. A administradora Bruna Pinheiro, que declaradamente gosta de Carnaval, fez a sua estreia no Vô Jajá acompanhada pelo filho Felipe, de 5 anos. Ambos estavam fantasiados. "Eu não vim antes porque ele era pequeno e teve também a pandemia (de covid-19)", explicou ela, que mora a região. Agora, disse que pretende ir a outros blocos que saírem em Campinas e não é a única.

"Eu vou a todos que consegui", declarou a vendedora Maria Eduarda Oliveira, que já tem uma programação preparada para as próximas semanas. No sábado (27), ela deu largada na folia acompanhada pelo pai, o analista de qualidade Leandro Oliveira. De abadás, os dois saíram atrás do trio elétrico.

A programação oficial de Carnaval da Prefeitura continua neste domingo. O Bloco Donatela se apresentará, das 11h às 20h, na Rua Egas Moniz, 45, no Taquaral. A Escola de Samba Estrela D´Alva, a mais antiga de Campinas, mantém viva a tradição da comunidade e se apresentará, do meio-dia às 22h, na Rua Camaiurás, na Vila Costa e Silva.

O calendário continuará no próximo final de semana e ganhará força entre os dias 9 e 13. A programação este ano será descentralizada, com eventos em todas as regiões da cidade. O encerramento será com o Bloco Berravaca, o mais antigo de Barão Geraldo, programado para se apresentar na terça-feira de Carnaval, a partir das 22h, na Rua Júlia Leite de Barros, 260, no distrito da região Norte.

"O Carnaval deste ano mostra que houve uma consolidação no número de blocos, o que permite que a Prefeitura garanta mais qualidade na folia e na brincadeira para todo mundo. Ao mesmo tempo, algumas iniciativas vão se descentralizando dos locais que estavam", disse a secretária municipal de Cultura e Turismo, Alexandra Caprioli.

"Temos algumas iniciativas novas em locais diferentes, mais periféricos, o que é importante porque o Carnaval tem que atingir todas as camadas da sociedade e estar próximo das pessoas e suas comunidades", completou. As apresentações envolvem a participação e suporte de vários órgãos públicos, como Guarda Municipal, Polícia Militar, Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), Corpo de Bombeiros e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

AMBULANTES

A Serviços Técnicos Gerais (Setec) abriu no sábado (27) o pedido de licença para os ambulantes interessados em comercializar produtos durante o Carnaval de Rua 2024. As solicitações poderão ser feitas até 5 de fevereiro. A autarquia municipal está disponibilizando 60 autorizações especiais para pessoas que querem comercializar bebidas, alimentos e souvenirs.

Os pedidos de licença devem ser feitos pessoalmente na Setec, que fica na Praça Voluntários de 32, s/n, Ponte Preta, ao lado da entrada do Cemitério da Saudade. O presidente da autarquia, Enrique Lerena, explicou que o chamamento público para a concessão é para democratizar o acesso ao serviço. "É uma forma de tornar a oportunidade aberta para todos", afirmou.

O órgão funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h30. As informações sobre o número de vagas, ramos de atividade, preço público, equipamentos permitidos, locais, documentação a ser apresentada, critérios para habilitação, pagamento, deveres e obrigações estão disponíveis no site da autarquia - https://www.setec.sp.gov.br/.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por