Rotweiller e pastor alemão, de uma empresa de aluguel de cães, estavam sem água e sem comida
( )
Uma denúncia de abandono de animais levou a Guarda Municipal (GM) a uma empresa no Bairro São Bernardo na manhã de domingo (5), em Campinas. Dois cães com sinais de abandono e maus-tratos estavam na parte externa de um galpão de autopeças desativado. Os cães das raças rottweiller e pastor alemão faziam a segurança da área.
De acordo com a GM Elaine Cristina Balico, responsável pelo Canil da GM e que atendeu a ocorrência, os cães pertencem à K9 Canil, empresa localizada em Santa Bárbara d’Oeste, que aluga os animais para fazer segurança patrimonial.
“Os vizinhos contaram que os cães foram trazidos para a empresa há 15 dias. Nos primeiros dias eles receberam alimentação e água, mas, há pelo menos dez dias que ninguém aparece para tratar dos cães e são os vizinhos que estão colocando água e ração para eles”, contou.
No local a empresa responsável colocou apenas um reservatório de água, liberada apenas quando se abre uma torneira. “Os cães estão visivelmente debilitados e num estágio de estresse muito alto. O rottweiller está com a língua branca de tanta sede e fome e o Pastor nem levanta direito”, explica.
O proprietário da K9 Canil, identificado por Elaine como Eduardo Recchia, chegou ao local depois de ser acionado pela GM mas não quis dar entrevistas. Ele disse para os guardas que um funcionário é responsável por tratar dos cães todos os dias.
No site da empresa é oferecido o aluguel de cães com a seguinte explicação: “O cão é levado de nossa empresa até o patrimônio a ser protegido ao final do turno de trabalho dos operários. O cão então é solto para fazer a segurança patrimonial, onde permanece toda a noite. De manhã, antes do início do turno de trabalho, voltamos para buscar o cão, recolhemos toda a sujeira feita por ele, e o cão retorna para o canil para ser alimentado e descansar”.
O caso foi registrado no 1 Distrito Policial, para onde Recchia foi encaminhado. No Boletim de Ocorrência o caso foi classificado como maus-tratos a animais. Entretanto, os dois cães não haviam sido recolhidos até a tarde de domingo.