Segundo nota da Prefeitura, o observatório ficará fechado ao público a partir desta sexta-feira (13) até domingo (15)
Subprefeitura de Joaquim Egídio abriu estradas de terra para que veículos de combate ao fogo possam passar (Divulgação)
O Observatório Municipal de Campinas Jean Nicolini, localizado no distrito de Joaquim Egídio, ficará fechado ao público até domingo (15), devido às condições atmosféricas causadas pelas queimadas recentes na região.
De acordo com nota divulgada pela Prefeitura, a fumaça compromete gravemente a visibilidade para observações astronômicas, impossibilitando o uso dos equipamentos. Apesar do prazo estipulado, a nota destaca também que a reabertura será informada assim que as condições forem normalizadas.
Ainda segundo informações divulgadas, até ontem (12), o Corpo de Bombeiros continuava combatendo os incêndios nos distritos de Joaquim Egídio e Sousas.
A força-tarefa conta com o apoio da Secretaria de Serviços Públicos e da Sanasa, que colaboram com homens e maquinários. Além disso, dois helicópteros – o Águia, da Polícia Militar, e outro contratado por fazendeiros da região – auxiliam no combate ao fogo em áreas de difícil acesso.
Na madrugada de quinta-feira, uma nova operação foi realizada na Fazenda Formosa, nas proximidades da Estrada Sousas-Pedreira. O incêndio foi controlado pelo Corpo de Bombeiros, com o apoio da Defesa Civil, da subprefeitura de Sousas e de funcionários da fazenda.
De acordo com o coordenador da Defesa Civil de Campinas, Sidnei Furtado, o trabalho de combate aos focos de incêndio tem sido realizado de maneira integrada entre diversos órgãos, sob a coordenação do Corpo de Bombeiros. As equipes da Prefeitura voltam ao trabalho amanhã cedo para continuar a auxiliar a corporação, mas segue à disposição do Corpo de Bombeiros durante a noite, para o caso de haver algum desdobramento.
Furtado destacou que a maior preocupação no momento tem sido com Itatiba e Morungaba. "Temos uma grande apreensão com os focos de incêndio que ainda persistem em Campinas, mas o foco maior está localizado nos municípios vizinhos", afirmou.
ACEIROS E ESTRADAS DE TERRA
Somente nesta quinta-feira (12), segundo o subprefeito de Joaquim Egídio, Maurício Lopes, a equipe da Subprefeitura conseguiu abrir cerca de 20 aceiros e criar 4 km de estradas de terra para facilitar o acesso dos bombeiros e voluntários. O Corpo de Bombeiros tem atuado em diversas frentes de combate. Embora ainda existam alguns focos de incêndio na área de Campinas, onde as equipes concentraram seus esforços, o controle das chamas já está sendo estabelecido na região.
"O fogo, por conta do vento, se espalhou pelos demais municípios. Está descendo para a região de Morungaba e municípios da vizinhança. Nós estamos no combate, tanto por solo quanto aéreo, com apoio do helicóptero Águia da Polícia Militar", afirmou o primeiro-tenente Bruno Sanches de Oliveira, do 19º Grupamento de Bombeiros. A corporação também agradeceu o apoio dos órgãos municipais, como a Defesa Civil que está atuando com a parte logística e com o controle da situação.
O QUE FAZER AO AVISTAR UM INCÊNDIO FLORESTAL
Ao perceber um incêndio, ligue imediatamente para o Corpo de Bombeiros através do número de emergência: 193. Quanto mais rápido o alerta, maior será a chance de sucesso no combate ao incêndio. Mantenha-se a uma distância segura do fogo e não coloque sua vida em risco.
Em caso de soltura de balões, prática criminosa prevista na Lei nº 9.605/98, de Crimes Ambientais, a Polícia Militar deve ser chamada pelo 190 ou a Guarda Municipal pelo 153.