SALVA VIDAS

Vírus influenza é perigoso e pode causar até a morte

Vacina é segura e oferece ampla proteção contra a gripe; vacinação começa na segunda-feira (12)

Mariana Camba/ Correio Popular
10/04/2021 às 12:41.
Atualizado em 21/03/2022 às 22:38

A vacina da influenza é segura, reforçou a articuladora do Programa Municipal de Imunização. "As pessoas classificadas na ação para receberem a vacina não podem deixar de se proteger. Ela é essencial para a prevenção de quadros respiratórios graves. Ainda assim, se a pessoa for contaminada, a dose vai contribuir na prevenção das complicações da doença.

Vacinação da gripe começa dia 12, segunda-feira

Com certeza isso deve reduzir internações e procura de pacientes aos hospitais da cidade. Se a pessoa não ficar doente, não precisará desse atendimento, o que auxilia o sistema público de saúde diante da crise que estamos enfrentando devido à covid-19. Não há leitos sobrando. Por isso a população precisa se proteger e acreditar na eficácia da campanha", concluiu Ana.

O Estado também reforçou a importância do imunizante: "Vacinas salvam vidas, inclusive a da gripe, que protege contra as complicações provocadas pela doença", afirmou a diretora de Imunização da Secretaria de Estado da Saúde, Nubia Araujo. O imunizante deste ano é constituído por três cepas de influenza. Segundo o Estado, o Instituto Butantan disponibilizou 80 milhões de doses para a campanha nacional. Em 2020, o Estado de São Paulo registrou 809 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e 119 óbitos, atribuíveis ao vírus influenza.

Segundo a Secretaria de Estado da Saúde, as salas de vacinação deverão manter a organização do ambiente e evitar aglomerações, com distanciamento entre as mesas, profissionais e pacientes, além da disponibilização de álcool para higienização das mãos. "Os profissionais estão orientados a fazer triagem com identificação dos pacientes com sintomas respiratórios, como tosse, coriza e falta de ar. Os que apresentarem apenas tosse ou coriza poderão receber a vacina, com a orientação para procurar um serviço de saúde. A mesma recomendação será dada aos que apresentarem febre ou mau estado geral, e neste caso a aplicação da vacina precisará ser reprogramada até a recuperação do quadro clínico", informou a Secretaria.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por