AEROPORTO

Viracopos vai ganhar scanner corporal inédito no Brasil

Equipamento é capaz de detectar armas e drogas, para evitar tráfico e terrorismo

Thiago Rovêdo/ [email protected]
03/09/2022 às 12:23.
Atualizado em 03/09/2022 às 12:23
Aeroporto Internacional de Viracopos será o primeiro do País a contar com essa tecnologia de segurança (Gustavo Tilio)

Aeroporto Internacional de Viracopos será o primeiro do País a contar com essa tecnologia de segurança (Gustavo Tilio)

O Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, será o primeiro do Brasil a contar com um scanner corporal (Advance Imaging Technology) e raio-X de visão dupla. O equipamento foi doado pela Transportation Security Administration (TSA), agência do Departamento de Segurança Interna dos Estados Unidos, e a previsão é que entre em funcionando no primeiro semestre do próximo ano. A máquina é capaz de detectar tanto se uma pessoa está portando armas como drogas, evitando possíveis casos de terrorismo ou tráfico de entorpecentes.

O acordo inclui a doação dos equipamentos, assim como treinamentos virtuais aos operadores. O projeto, segundo o cônsul-geral dos Estados Unidos em São Paulo, David Hodge, reforça a parceria entre Brasil e Estados Unidos e tem por objetivo aumentar a segurança e reduzir riscos no transporte internacional de passageiros.

A máquina exige apenas que a pessoa fique alguns instantes parada com os braços erguidos dentro de uma cabine. Ao refletir o corpo humano e eventuais armas escondidas, as ondas milimétricas do equipamento podem tornar transparentes camadas leves de roupas. Um receptor coleta os sinais refletidos e os direciona a um computador, responsável por processar os dados e gerar uma imagem tridimensional dos indivíduos escaneados. "A utilização do equipamento é rápida, individual e reservada, preservando o cidadão de uma busca pessoal invasiva e mais demorada. A segurança de aviões requer parcerias entre aeroportos, polícias e governos. E essa parceria se estende ao Aeroporto de Viracopos. Ele será o primeiro no País a receber esse equipamento de última geração, com raio X de visão dupla, traço de explosivos e tecnologia de imagem avançada. A medida garantirá mais segurança e fará com que nossos amigos e familiares cheguem ao destino de forma segura", afirmou o cônsul-geral.

A doação será financiada pelo escritório de Contraterrorismo do Departamento de Estado norte-americano, com supervisão e anuência da Secretaria de Aviação Civil (SAC).

"Escolhemos Viracopos por ele ser um dos principais aeroportos do Brasil. Há algumas conversas para um futuro equipamento em Guarulhos, mas por enquanto vamos comemorar o fato de Campinas ser a primeira cidade da América do Sul a receber essa doação e a primeira do Brasil a contar com essa tecnologia", continuou o cônsul-geral.

O Aeroporto Internacional de Viracopos superou a marca dos 10 milhões de passageiros em 2021, tornando-se o terceiro maior do País, com voos diários para Fort Lauderdale, Orlando, ambos nos Estados Unidos, e Lisboa, em Portugal. Viracopos negocia a vinda de mais alguns voos internacionais a partir de 2023.

"A expectativa é que os equipamentos cheguem em maio, mas esses cronogramas ainda serão confirmados futuramente. Nós já estamos fazendo as adequações de infraestrutura, definindo os locais e o programa de treinamento que vai acontecer. Assim que recebermos os equipamentos, a instalação é rápida e dura cerca de 15 dias", afirmou Marcelo Mota, diretor de operação de Viracopos. "A segurança vai ser ampliada com esse equipamento. É muito mais fácil identificar e coibir um ato ilícito. Para Viracopos, é muito importante, porque estamos discutindo novas rotas internacionais, e um outro ponto de segurança no nosso aeroporto colabora com o avanço dessas novas rotas."

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por