INVESTIMENTOS

Viracopos supera atrasos e conclui a metade das obras

Após acidentes e embargos no aeroporto, cronograma é retomado; inauguração está prevista para maio

Maria Teresa Costa
teresa@rac.com.br
31/08/2013 às 06:00.
Atualizado em 25/04/2022 às 03:43

Obras da expansão do Aeroporto Internacional de Viracopos: conclusão prevista para maio de 2014 ( Rodrigo Zanotto/Especial para AAN)

O Aeroporto Internacional de Viracopos fecha agosto com 53% das obras de ampliação concluídas, recuperando os atrasos que ocorreram com embargos determinados pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) após dois acidentes com trabalhadores — o primeiro em março, com a morte de uma pessoa e o segundo, que deixou 14 feridos, em maio. As chuvas de junho também causaram atrasos. O diretor de engenharia da concessionária Aeroportos Brasil Viracopos, Gustavo Müssnich, informou que o percentual de obras realizado garante a entrega da ampliação no tempo previsto em contrato, que é 11 de maio de 2014.Atualmente 5,5 mil pessoas trabalham na construção do novo terminal de passageiros, pátio de aeronaves, pistas de taxiamento e no edifício-garagem. Esse número chegará a 6 mil assim que tiver início a montagem dos equipamentos e sistemas. O novo terminal de passageiros de Viracopos será uma moderna estrutura em concreto, aço e vidro, com 28 pontes de embarque, sete novas posições remotas de estacionamento de aeronaves e um edifício-garagem com 4 mil vagas. Será um edifício sustentável, com uso de energia solar, água de chuva e vai privilegiar a luz natural.As 28 pontes de embarques (fingers) do novo terminal, fabricadas na China pela CIMC-TianDa, devem chegar em Campinas na próxima semana e a entrada em funcionamento vai acontecer assim que o terminal estiver pronto, em maio de 2014. Os pilares dos píers onde estarão as pontes estão em construção. Viracopos está atualmente no primeiro ciclo de investimento, onde serão aportados R$ 2,06 bilhões na construção do novo terminal para 14 milhões de passageiros e o edifício-garagem.Os três píers, o terminal e o edifício-garagem devem ser cobertos em outubro, segundo a concessionária. A partir daí, terão início obras de acabamento e a implantação dos sistemas para que, em maio de 2014 entre em operação.Assim que for inaugurada a primeira fase, terá início a construção da segunda pista, que vai permitir ao aeroporto se tornar, a partir de 2017, o primeiro da América Latina com operações simultâneas de pouso e de decolagem. Ela será paralela à pista existente e estará a uma distância de 2,5 mil metros da atual área de pouso e decolagem. O contrato de concessão estipula a obrigação de construção da segunda pista quando o aeroporto atingir 178 mil movimentos anuais. No ano passado, segundo dados da concessionária, Viracopos teve 115.548 movimentos de aeronaves e passaram pelo terminal 8,8 milhões de passageiros.Os investimentos para a implantação da pista de 3,6 mil metros de extensão, além das estruturas de taxiamento, serão de R$ 500 milhões. Além da segunda pista, foram contratados também os projetos do segundo acesso ao aeroporto e da recuperação da pista de taxiamento, que passará a funcionar como pista de emergência. Müssnich informou que a concessionária está em negociação com a ALL, que opera o transporte ferroviário, para alterar o traçado da ferrovia que corta o aeroporto.

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