Viracopos é o primeiro terminal autorizado a operar voos com Boeing 747-8F
Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, foi autorizado pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) a operar voos regulares do Boeing 747-8F, uma das maiores aeronaves do mundo, com 76,4m de comprimento e 19,5m de altura. Trata-se do primeiro terminal aeroviário do País a receber o aval. A homologação foi publicada ontem no Diário Oficial da União (DOU) junto com o Certificado Operacional Provisório de aeroporto.
A certificação é obrigatória para todos os aeroportos brasileiros com mais de um milhão de passageiros por ano e o prazo para obtê-la é até o dia 31 de dezembro de 2013. As publicações foram feitas no dia em que Viracopos completou um ano sob concessão da Aeroportos Brasil Viracopos.
Os boeings irão transportar apenas cargas. A primeira aterrissagem de aeronaves desse porte em Campinas, depois da homologação, está prevista para às 4h40 de segunda-feira. Um avião da Cargolux vem de Luxemburgo (Europa) e deve decolar para o país de origem duas horas mais tarde, depois de descarregar. A partir do dia 18 de junho, Viracopos também passará a receber voos regulares da Atlas Air regularmente. Para operar o Boeing 747-8F, a concessionária Aeroportos Brasil Viracopos realizou uma série de estudos técnicos e ações de melhorias, como readequação da pista, da sinalização e de equipamentos de navegação aérea e aumento da capacidade do reservatório elevado de água.
No dia 28 de maio, Viracopos recebeu um voo-teste do cargueiro, que foi o primeiro a acontecer na América do Sul. “Depois do teste, vimos que precisávamos fazer pequenos ajustes e fizemos nos últimos dez dias. Tendo completado o serviço, a Anac deu para a gente homologação para trabalhar com aeronave maior. A partir de hoje (ontem), Viracopos vai poder operar regularmente com esse tipo de avião. Provamos que o aeroporto estava pronto para receber isso”, afirmou Marcelo Mota, diretor de operações da concessionária.
Com a operação, a expectativa é aumentar o volume de carga que chega em Viracopos. Atualmente, o terminal campineiro recebe 300 mil toneladas por ano de produtos variados. O objetivo da Aeroportos Brasil é quadruplicar esse número nos próximos 30 anos de concessão. “Para Viracopos, primeiro, é um atestado de competência operacional por ter sido pioneiro em comprovar a eficácia de sua infraestrutura e procedimentos”, disse Mota.
Ele ressaltou que a operação vai permitir aos clientes importadores a possibilidade de transportar mais carga em um único voo e em um avião mais econômico do ponto de vista de gasto de combustível. “Ele vai trazer mais carga com um custo menor do que em um avião de pequeno porte. Estamos dando aos nossos clientes redução de custo para operar em Viracopos.”