A intenção da Aeroportos Brasil Viracopos, concessionária que administra o complexo desde 2012, é transformar o aeroporto no mais moderno da América Latina
A concessionária Aeroportos Brasil Viracopos quer transformar o aeroporto no mais moderno da Améria Latina (Divulgação)
Hoje, quem costuma circular pelo Aeroporto Internacional de Viracopos já se dá por satisfeito com a inauguração do novo terminal. Espaço, conforto e segurança estão incorporados ao dia a dia dos viajantes que passam por Campinas. No entanto, tripulantes e passageiros podem aguardar mais novidades. A intenção da Aeroportos Brasil Viracopos, concessionária que administra o complexo desde 2012, é transformar o aeroporto no mais moderno da América Latina. Sob o atual conceito de “aeroporto-cidade” , o objetivo de Viracopos é vender eficiência e praticidade. “A experiência para quem vem aqui tem que ser agradável” , diz Marcelo Mota, diretor de operações do aeroporto. Segundo ele, a tecnologia implantada no novo terminal foi capaz de agilizar os procedimentos de embarque, desembarque e de retorno da bagagem despachada. Os sistemas de segurança e as comodidades oferecidas seguem inspiração nos mesmos modelos usados nos aeroportos internacionais de Heathrow, em Londres, e de Toronto, no Canadá. Atualmente, o mix do novo terminal oferece alternativas de alimentação, vestuário, presentes e serviços. Somente ano passado, foram abertas 25 novas lojas. Há previsão para o aumento maior da oferta, de acordo com o crescimento do fluxo de passageiros. Entre as inovações para os próximos anos está o projeto para o entorno do aeroporto que prevê o desenvolvimento imobiliário na região. O executivo da concessionária conta que o planejamento deve trazer para as imediações centros logísticos, lojas de conveniência, escolas, hangares de manutenção e serviços de apoio ao transporte de cargas. “Nos próximos meses se iniciam as obras de construção de um hotel, além de um centro atacadista de vestuário” , revela o gestor. Ao longo dos 30 anos de concessão, a administração de Viracopos prevê investir cerca R$ 9,5 bilhões, dos quais R$ 3 bilhões já foram realizados na construção do novo terminal, aberto ao público em abril de 2016. Outra novidade será a construção de uma clínica de saúde na área interna no aeroporto. Diariamente, cerca de 25 a 30 mil pessoas passam por Viracopos, incluindo os 6 mil funcionários que atuam ali. Para eles, as condições de trabalho fazem diferença e interferem na segurança dos viajantes. O comandante da Azul Adriano Figueiredo conta que as operações de movimentação e estacionamento das aeronaves tiveram um ganho significativo, o que ajuda a garantir a pontualidade dos voos. Viracopos possui capacidade para abrigar 72 aeronaves no pátio, um relevante aumento em relação às 35 posições do antigo terminal. Hoje, é o maior pátio do País. “Além disso, a pista oferece ótimas condições de pouso e aterrissagem, com facilidades de iluminação e de aproximação por instrumentos, quando há necessidade” , diz, ressaltando a melhoria nas instalações, o que proporciona mais comodidade para as tripulações nos intervalos entre uma viagem e outra. O conforto também chama atenção dos passageiros. A carioca Rosali Amorim, psicóloga, viaja com frequência para diferentes partes do Brasil e há 20 anos costuma desembarcar em Campinas. “A diferença é muito grande. Ficou tudo moderno, uma mudança enorme. É muito amplo e se parece com aeroportos nos padrões europeus” . De fato, a semelhança pode estar no fato de o projeto de Viracopos ter sido concebido pela mesma empresa holandesa responsável pela construção do aeroporto de Schipol, em Amsterdã, considerado um dos mais modernos do mundo. O setor de alimentação não é unanimidade. O passageiro Luciano do Prado, em trânsito para Recife, reclama dos preços. “Eu não consigo comer aqui” . Mas a constatação não se limita ao terminal campineiro. Os preços de lanches e refeições estão entre as principais reclamações dos consumidores que circulam pelos aeroportos do País. O diretor de operações de Viracopos lembra que os preços praticados pelos comerciantes refletem o mercado e são comparáveis aos valores nas praças de alimentação dos shoppings. Distâncias Outra queixa comum é a distância entre a área de check in e os portões de embarque. A administração conta que Viracopos segue as regras criadas pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). O edital de concessão estabeleceu 28 pontos de embarque para o novo terminal, o que influiu diretamente no tamanho do projeto. Como resultado, passageiros e tripulantes precisam caminhar mais. Para os viajantes em Campinas, a concessionária disponibiliza três carrinhos elétricos e não exclusivos aos idosos e pessoas com dificuldade de locomoção. Apesar das reclamações pontuais e que podem ser estendidas aos demais projetos de reformulação dos aeroportos brasileiros, sobram elogios para a estrutura de Viracopos. Com a construção do edifício garagem, o número de vagas pulou de 2,5 mil para sete mil. Ainda relacionado ao trânsito, as nove vias de acesso evitam os comuns engarrafamentos e confusões de carros nas áreas de embarque e desembarque. O sistema "Kiss & Go" é uma ideia trazida do Canadá. Essas vagas expressas permitem o estacionamento de cinco minutos na área de embarque.