ENGENHARIA

Viracopos passa a usar asfalto de última geração

O aeroporto será o primeiro do País a utilizar uma nova geração de asfalto altamente modificado

Maria Teresa Costa
30/08/2013 às 05:04.
Atualizado em 25/04/2022 às 03:59
Obras no pátio de aeronaves em Viracopos: asfalto emborrachado será usado na nova pista de taxiamento na próxima semana (Rodrigo Zanotto/Especial para AAN)

Obras no pátio de aeronaves em Viracopos: asfalto emborrachado será usado na nova pista de taxiamento na próxima semana (Rodrigo Zanotto/Especial para AAN)

O novo pátio de aeronaves do Aeroporto Internacional de Viracopos começou a ser pavimentado nesta semana e nos próximos dias será a vez da nova pista de taxiamento entrar em obras. O pátio e o taxiamento darão suporte às aeronaves que passarão a desembarcar os passageiros, a partir de maio, no terminal que terá capacidade para 14 milhões de viajantes. O aeroporto será o primeiro do País a utilizar uma nova geração de asfalto altamente modificado. A nova pista de taxiamento receberá esse material.Produzido pela Kraton Polymers, líder mundial em modificadores de asfalto, o material adquirido pela concessionária Aeroportos Brasil Viracopos mistura asfalto com polímero — é quase um asfalto emborrachado. Seu preço, segundo o diretor de engenharia da concessionária, Gustavo Müssnich, é 30% maior que o pavimento tradicional, mas suas vantagens conseguem amortizar o custo. Entre elas a redução da deformação permanente, da formação de trincas, de danos causados por envelhecimento e fatores ambientais extremos. Além disso, permite a utilização de estruturas de pavimentos mais delgadas, com redução dos custos de manutenção devido ao maior desempenho em relação à fadiga e deformações plásticas. Outra vantagem é que estende a vida útil dos pavimentos e facilita a aplicação das misturas devido à baixa viscosidade.De acordo com o fabricante, essa tecnologia de asfaltos altamente modificados já é utilizada em aeroportos de diversos países tais como o Aeroporto Schipol (Holanda), Aeroporto de Frankfurt (Alemanha), Aeroporto de Hong Kong (China), Aeroporto de Dubai (Emirados Árabes), Aeroporto Heatrow (Inglaterra) e Aeroporto de Abu Dhabi (Emirados Árabes). No Brasil, o produto é usado apenas em algumas rodovias.PátioO novo pátio, que terá capacidade para 35 posições de aeronaves, será pavimentado com concreto e camadas de brita e terá até 80 cm de altura para garantir a resistência necessária ao peso dos aviões. Já a pista de taxiamento, cuja terraplenagem está concluída, terá 40 cm de espessura e nela será utilizado o asfalto altamente modificado.Viracopos está no primeiro ciclo de investimento. O segundo será em 2017, quando o aeroporto atingir 22 milhões de passageiros anuais e começar a funcionar a segunda pista. O terceiro ciclo ocorrerá quando chegar a 45 milhões de passageiros (em 2024) e haverá necessidade da terceira pista. O quarto ciclo está previsto para 2033, com 65 milhões de passageiros e construção da quarta pista e o quinto, em 2038, com 80 milhões de passageiros. Segundo a concessionária, as datas previstas para os ciclos de investimentos levam em consideração uma projeção da demanda de passageiros, podendo ser antecipadas para manter o nível de qualidade e conforto necessários à operação do aeroporto.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por