Ponto tem capacidade para dez coletivos circulares e executivos
A concessionária Aeroportos Brasil Viracopos apresentou ontem um pacote de melhorias para facilitar a vida das milhares de pessoas que passam pelo terminal aéreo diariamente. A mais importante delas é a inauguração de um terminal de ônibus com capacidade para dez veículos, tanto circulares quanto executivos. O novo ponto de embarque e desembarque dos coletivos fica em frente ao atual terminal de passageiros, entretanto, a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) informou que o ponto das três linhas de ônibus — 1.93, 1.96, 1.98 — que passam por Viracopos não será alterado.
“O embarque e desembarque continua no ponto que já existe no local, e não serão transferidos, neste momento, para o novo terminal”, comunicou a Emdec. As três linhas transportam cerca de 150 mil passageiros por mês. O presidente da Concessionária Brasil Viracopos, Luiz Alberto Küster, informou que já entrou em contato com a empresa para viabilizar mais linhas até o terminal aéreo. “Em breve, seremos o maior e mais importante aeroporto da América Latina, por isso, o impacto social é essencial”, disse.
Outra melhoria apresentada ontem é um novo pátio para a manobra e estacionamento de cinco aeronaves ATRs — sigla em francês para aviões de transporte regional. Já a terceira, inclui melhorias na via de acesso ao aeroporto. Além de receber iluminação em led e um pórtico, a avenida foi batizada de José Amgarten, em homenagem ao suíço que doou parte de suas terras para a construção de Viracopos.
“As mudanças não param. Viracopos é um aeroporto em movimento e já está entre os quatro melhores do País, segundo pesquisa realizada pelo Ministério da Aviação Civil. A meta é que Viracopos seja o melhor da América Latina, depois das Américas e depois do mundo”, disse o presidente da concessionária.
Nome
O prefeito Jonas Donizette (PSB) participou da cerimônia de apresentação das melhorias e informou que vai enviar uma carta aos deputados federais de Campinas solicitando que o aeroporto continue chamando Viracopos. A ideia de mudança de nome do terminal aéreo ainda gera discussão. Vários projetos tramitam pelo Congresso, entre eles, pedindo a mudança do nome do aeroporto de Viracopos para Carlos Gomes e Orestes Quércia.
“Cada uma das proposituras tem um fundo de base de justificativa, mas como prefeito eu acho que o aeroporto já tem um nome solidificado, já é conhecido como Viracopos e deve ter esse nome conservado”, disse Jonas.
Segundo Küster, enquanto a concessão estiver com a Aeroportos Brasil Viracopos, o nome do terminal não será alterado. “Temos 30 anos de concessão e neste período o aeroporto continuará sendo chamado de Aeroporto Internacional de Viracopos”, concluiu.
Nevoeiro
O forte nevoeiro que atingiu a região de Campinas ontem fechou o aeroporto por mais de duas horas, interrompendo as operações de pouso e decolagem. Com isso, ao menos 25 voos, entre partidas e chegadas, foram suspensos.
A pista para pousos e decolagens ficou fechada entre 2h30 e 5h50, segundo a Concessionária Brasil Viracopos.