PIONEIRO

Viracopos ganha iluminação por LED

Novo sistema foi escolhido por ser mais econômico no consumo e ter menor custo de manutenção

Maria Teresa Costa
25/04/2013 às 08:09.
Atualizado em 25/04/2022 às 18:52
Dois postes foram instalados em Viracopos próximo ao terminal de passageiros: na próxima semana começará a instalação de outros 61, numa extensão de 2 quilômetros (Leandro Ferreira/AAN)

Dois postes foram instalados em Viracopos próximo ao terminal de passageiros: na próxima semana começará a instalação de outros 61, numa extensão de 2 quilômetros (Leandro Ferreira/AAN)

O primeiro sistema de iluminação pública de Campinas por LED (da sigla em inglês para Diodo Emissor de Luz) vai iluminar o acesso ao Aeroporto Internacional de Viracopos a partir do final de maio. A concessionária Aeroportos Brasil Viracopos está investindo R$ 4 milhões na implantação de um sistema de iluminação pública pioneiro em Campinas e que vem sendo adotado, ainda timidamente, no Brasil. Esse tipo de luz é o considerado o futuro da iluminação pública.

A opção por usar LED, segundo a concessionária, foi motivada pela economia no consumo, na redução do custo de manutenção e na durabilidade que a tecnologia proporciona. Os dutos que levarão a rede subterrânea de energia por cerca de 2 quilômetros a partir da Rodovia Santos Dumont até o terminal de passageiros estão instalados e na próxima semana será a vez da instalação dos postes, cabos e luminárias. Serão instalados 63 postes entre a rodovia e o terminal.

“A tecnologia de LED vai tornar a iluminação pública por vapor de sódio ou de mercúrio coisas do passado”, disse o presidente da CPFL Serviços, Rubens Bruncek Ferreira. Segundo ele, o sistema não é amplamente usado por causa do custo, ainda muito alto. A tendência, disse, é que o preço caia na medida em que os componentes eletrônicos tenham redução de preços. Mesmo com o custo de implantação alto, afirmou, a economia na conta de energia e a durabilidade compensam os investimentos iniciais.

A tecnologia LED tem durabilidade de 65 mil horas — lâmpadas de sódio duram 10 mil horas. A eficiência energética é alta: uma lâmpada por LED de 120 watts equivale ao consumo de uma de sódio de 400 watts. Outras vantagens do uso de LEDs, além da economia de energia, são a redução da emissão de dióxido de carbono na atmosfera e o aumento da segurança para os cidadãos.

Atualmente, já estão disponíveis no mercado modelos de LED para uso residencial que possuem soquete padrão e não necessitam de instalação especial. Uma lâmpada dessas, porém, pode alcançar um preço até 20 vezes maior do que o de uma incandescente. Nos casos da iluminação pública o preço fica, em média, de 50% a 60% mais caro do que a iluminação convencional.

Cidades como São Paulo, por exemplo, possuem a tecnologia LED nas ruas. Na Capital, as ruas do Arouche, Amauri e Avanhandava são iluminadas com essa tecnologia, que também é usada no túnel Ayrton Senna e no Parque do Ibirapuera. Nos próximos 60 dias a Rua Maria Antônia e a Praça Vilaboim devem ser os novos locais da Capital a receber a luz dos LEDs.

Alguns projetos envolvendo o uso de sistemas com tecnologia LED podem servir de referência para a iluminação de ruas, avenidas, prédios públicos e parques. Em 2012, a cidade de Florianópolis instalou 366 luminárias LED na ciclovia da Avenida Beira Mar Norte como parte do programa de comemoração do 286º aniversário da cidade. O projeto trouxe uma economia no consumo de energia de 50%, quando comparada à iluminação anterior, com lâmpadas de vapor metálico. Em dezembro de 2011, foram instaladas na ciclovia da Lagoa Rodrigo de Freitas, no Rio de Janeiro, 540 luminárias LED de 90 watts. Elas substituíram antigos pontos de luz de vapor de sódio de 150 watts.

A esses sistemas de luminárias somam características positivas como conforto visual, valorização do local, redução nos gastos com manutenção, recuperação de áreas degradadas, atração de novas oportunidades para o comércio, garantia de maior segurança para a sociedade e diminuição do impacto ao meio ambiente.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por