nota 4,74 de 5

Viracopos é eleito o melhor aeroporto do Brasil

O levantamento apontou ainda que Viracopos é o melhor terminal entre todos os 20 terminais avaliados nos meses de julho a setembro deste ano

Henrique Hein
24/10/2018 às 11:38.
Atualizado em 06/04/2022 às 00:49

Viracopos, Vitória e Galeão são os melhores aeroportos do País em suas respectivas categorias na Pesquisa Permanente de Satisfação do Passageiro, realizada e divulgada ontem pela Secretaria de Aviação Civil do Ministério dos Transportes, Portos e Aviação. O levantamento apontou ainda que Viracopos é o melhor terminal entre todos os 20 terminais avaliados nos meses de julho a setembro deste ano. Numa escala de 1 a 5, onde 1 é "muito ruim" e 5 é "muito bom" , Viracopos alcançou a nota 4,74. A pesquisa dividiu os 20 aeroportos em três categorias: até 5 milhões de passageiros por ano; de 5 a 15 milhões; e acima de 15 milhões. Juntos, todos os terminais avaliados são responsáveis por 87% da movimentação de passageiros no Brasil. Viracopos está no grupo que movimenta de 5 a 15 milhões, no qual o aeroporto de Curitiba (PR) aparace logo atrás do complexo aviário campineiro como o segundo melhor da categoria, com nota de satisfação de 4,72, seguido de Fortaleza (CE), com 4,21, e Salvador (BA) com 4,26. Entre os oito terminais que movimentam até 5 milhões de passageiros por ano, o aeroporto de Vitória (ES) foi o mais bem avaliado, com nota de 4,59, seguido dos aeroportos de Manaus (AM) e Maceió (AL), empatados com 4,51. Florianópolis foi o único que não atingiu a nota 4, meta estipulada pela Comissão Nacional de Autoridades Aeroportuárias (Conaero). Já no grupo que movimenta acima de 15 milhões de viajantes anuais, o Galeão (RJ) ficou com a maior nota da categoria, pela primeira vez, com 4,45, seguido de Brasília (DF) com 4,41, Guarulhos (SP) com 4,39, e Congonhas (SP) com 4,36. Metodologia A pesquisa foi composta por indicadores que avaliaram a satisfação dos passageiros com os processos e serviços aeroportuários e também por indicadores que monitoram o tempo dos processos aos quais os usuários são submetidos. A coleta de dados relacionados à satisfação do passageiro foi feita a partir de entrevistas presenciais, por meio de um questionário padrão, com os passageiros no embarque e desembarque dos aeroportos pesquisados. As perguntas feitas contemplavam 38 indicadores e os entrevistados tinham que avaliar cada item com uma nota de 1 a 5, sendo 1 a pior nota possível e 5 a melhor nota possível, assim classificadas: 1 (muito ruim), 2 (ruim), 3 (regular), 4 (bom), 5 (muito bom). A nota final de cada aeroporto foi definida pela média geral dos indicadores. Ao todo, foram ouvidas 21.206 pessoas no trimestre por pesquisadores da Praxian - Business & Marketing e o nível de confiança do levantamento é de 95%, com margem de erro de 5% Desse total, foram realizadas 15.203 entrevistas com passageiros de voos domésticos e outras 6.003 entrevistas com passageiros de voos internacionais e média de satisfação geral foi de 4,36. Indicadores O levantamento revelou ainda que 79% dos 38 indicadores de percepção avaliados pelos passageiros nos 20 aeroportos registraram notas médias acima de 4, cumprindo a meta estabelecida pela Conaero. Entretanto, seis dos oito indicadores referentes às facilidades ao passageiro, ligados aos serviços comerciais nos aeroportos, receberam as avaliações abaixo da nota 4, na média dos 20 aeroportos. Na opinião dos usuários, as principais queixas foram: disponibilidade de bancos, caixas eletrônicos ou casas de câmbio (3,69); custo-benefício do estacionamento (3,14); valor dos produtos comerciais (3,08) e o preço cobrado pelos alimentos, que teve a menor nota entre todos os indicadores, 2,93. A qualidade da internet (3,51) e a disponibilidade de tomadas (3,88) foram os únicos quesitos considerados "regular" entre os 16 indicadores do agrupamento que avalia a infraestrutura aeroportuária dos terminais. Ranking geral da Pesquisa Permanente de Satisfação do Passageiro 1o lugar Campinas Nota: 4,74 2o lugar Curitiba Nota: 4,72 3o lugar Confins Nota: 4,61 4o lugar Vitória Nota: 4,59 5o lugar* Maceió Nota: 4,51 5o lugar* Manaus Nota: 4,51 7o lugar Goiânia Nota: 4,47 8o lugar Galeão Nota: 4,45 9o lugar Recife Nota: 4,43 10o lugar Santos Dumont Nota: 4,42 11o lugar Brasília Nota: 4,41 12o lugar Guarulhos Nota: 4,39 13o lugar Natal Nota: 4,38 14o lugar Congonhas Nota: 4,36 15o lugar Porto Alegre Nota: 4,33 16o lugar Salvador Nota: 4,26 17o lugar Cuiabá Nota: 4,24 18o lugar Fortaleza Nota: 4,21 19o lugar Belém Nota: 4,00 20o lugar Florianópolis Nota: 3,83 Ranking por categoria da Pesquisa Permanente de Satisfação do Passageiro Até 5 milhões de passageiros/ano 1o lugar Vitória: 4,59 2o lugar Maceió: 4,51 2o lugar Manaus: 4,51 4o lugar Goiânia: 4,47 5o lugar Natal: 4,38 6o lugar Cuiabá: 4,24 7o lugar Belém: 4,00 8o lugar Florianópolis: 3,83 De 5 a 15 milhões de passageiros/ano 1o lugar Campinas Nota: 4,74 2o lugar Curitiba Nota: 4,72 3o lugar Confins Nota: 4,61 4o lugar Recife Nota: 4,43 5o lugar Santos Dumont Nota: 4,42 6o lugar Porto Alegre Nota: 4,33 7o lugar Salvador Nota: 4,26 8o lugar Fortaleza Nota: 4,21 Acima de 15 milhões de passageiros/ano 1o lugar Galeão Nota: 4,45 2o lugar Brasília Nota: 4,41 3o lugar Guarulhos Nota: 4,39 4o lugar Congonhas Nota: 4,36

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por