MOVIMENTO CRESCENTE

Viracopos bate recorde de passageiros em 2023

12,5 milhões de pessoas passaram pelo terminal no ano passado; em 2022, foram 11,8 milhões

Da Redação
12/01/2024 às 08:57.
Atualizado em 12/01/2024 às 08:57
Entre os aeroportos de todo o mundo que se enquadram na categoria ‘porte médio’ (movimentação entre 10 e 15 milhões de passageiros por ano), Viracopos foi o 8˚ mais pontual (Alessandro Torres)

Entre os aeroportos de todo o mundo que se enquadram na categoria ‘porte médio’ (movimentação entre 10 e 15 milhões de passageiros por ano), Viracopos foi o 8˚ mais pontual (Alessandro Torres)

O Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, estabeleceu novo recorde de passageiros em 2023. Em todo o ano passado, 12,5 milhões de pessoas passaram pelo terminal aeroportuário. É como se toda a população do Estado do Paraná ou da cidade de São Paulo tivesse embarcado ou desembarcado no aeroporto (ambos tem pouco mais de 11,4 milhões de habitantes cada, segundo o Censo 2022). De acordo com a nota da assessoria de imprensa, o número foi 5,75% superior ao do ano de 2022, quando a soma total foi de 11,8 milhões. Pela primeira vez, terminal também encerrou um ano com mais de 1 milhão de passageiros transportados em voos internacionais.

Antes do início da concessão, em 2011, o aeroporto teve 7,6 milhões de passageiros. Em 2012, já com a concessionária Aeroportos Brasil Viracopos na administração, o movimento de passageiros chegou a 8,9 milhões. O resultado no acumulado de 2023 indica que embarcaram ou desembarcaram pelo aeroporto quase 680 mil passageiros a mais no ano passado em relação a 2022.

PASSAGEIROS INTERNACIONAIS

Pela primeira vez em sua história, o Aeroporto de Viracopos encerrou um ano com mais de 1 milhão de passageiros transportados em voos internacionais. Foram 1.068.500 passageiros ante 721.770 de 2022, resultando em uma alta de 48,04% nos voos para o exterior. O recorde anterior de movimentação anual de passageiros em voos para fora do país aconteceu em 2019, quando 977,5 mil passageiros embarcaram ou desembarcaram no terminal internacional de Viracopos.

A tendência é de continuidade no crescimento do movimento de passageiros internacionais em 2024. Em abril de 2023, Viracopos passou a ter voos diretos para o Aeroporto de Orly, em Paris (FRA). A nova rota é operada pela Azul Linhas Aéreas e são seis voos semanais.

Atualmente, Viracopos possui voos diários de chegada e partida para Fort Lauderdale (EUA), Orlando (EUA), Lisboa (POR) e Paris (FRA). A concessionária Aeroportos Brasil Viracopos está negociando a implantação de novas rotas internacionais, tanto de passageiros quanto de cargas.

Na tentativa de aumentar estas rotas internacionais, a concessionária participou da 28ª edição da World Routes, maior feira de aviação civil de passageiros do mundo, que aconteceu em Istambul, Turquia, de 15 a 17 de outubro de 2023. Na ocasião, a concessionária apresentou um pacote especial de incentivos para conquistar novas rotas e parcerias. A concessionária Aeroportos Brasil Viracopos, administradora de Viracopos, busca novas rotas para países da América do Norte, América Central, Europa, Ásia e África, além de retomar conexões com países vizinhos na América do Sul.

PONTUALIDADE

Além de atingir novo recorde de passageiros em 2023, Viracopos ficou na lista dos dez aeroportos mais pontuais do mundo na categoria porte médio, ou seja, terminais que movimentam entre 10 milhões e 15 milhões de passageiros/ano. O levantamento foi realizado pela Cirium, empresa especializada em análise de dados de aviação.

Viracopos ocupa a 8ª posição mundial e é o único aeroporto da Região Sudeste do Brasil a figurar nesta lista (porte médio). Outro aeroporto brasileiro é o de Brasília (DF), que ficou na quarta colocação.

O terminal de Campinas ficou com o índice de 83,83%, considerando as 111.180 operações realizadas ao longo de 2023. Na pesquisa, intitulada "2023 On-Time Performance", foram analisados centenas de terminais em todo o mundo. De acordo com o levantamento, um voo é considerado pontual quando chega ao destino ou decola em tempo inferior a 15 minutos do horário previsto na programação.

Na primeira colocação, na categoria porte médio, ficou o aeroporto de Osaka (KIX), no Japão, seguido pelos terminais de Tocumen (PTY), no Panamá, e Lima (LIM), no Peru. Os terminais sulamericanos foram destaque, com cinco deles entre os dez mais pontuais no ranking global.

Já na primeira colocação do ranking global, que envolve aeroportos com as maiores movimentações de passageiros, aparece o aeroporto St. Paul, em Minneapolis (EUA).

O Aeroporto de Viracopos está entre os hubs mais importantes do Brasil tanto no transporte de passageiros quando no processamento de cargas nacionais e internacionais.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por