Escola Unidos da Vila Maria desfilou no recinto da Festa da Uva
Sem Carnaval de rua, a Prefeitura investiu no show da agremiação paulistana (Erica Dezonne/AAN)
Cerca de 15 mil pessoas caíram na folia com a apresentação da Escola Unidos da Vila Maria na Festa da Uva, em Vinhedo, na noite desta segunda-feira (11).
Sem Carnaval de rua, a Prefeitura investiu no show da agremiação paulistana - que está no Grupo Especial - para animar os vinhedenses.
O secretário de Cultura, Ricardo Mattos, não informou o custo da apresentação, mas disse que a Prefeitura investiu R$ 1,4 milhão nos 11 shows do evento, que ocorrem até o dia 17. Segundo Mattos, a Administração estuda criar uma liga de escolas em 2014.
Os tamborins da Vila Maria começaram a se aquecer por volta das 22h, no Parque Municipal Jayme Ferragut.
Aos poucos, os foliões foram atraídos pelo som da bateria, e logo os músicos estavam cercados por participantes da festa.
Passistas e baianas da escola dispensaram o palco e se apresentaram em cortejo pelas ruas do parque, surpreendendo os vinhedenses.
"Nunca estive tão perto de uma escola de samba. Meu sonho é desfilar em um sambódromo. Adorei a iniciativa de trazer a escola", disse a estudante Rayanna Coutinho, de 17 anos.
Com 89 anos, a pensionista Maria Aparecida dos Anjos ainda tem muito samba no pé.
A idosa se empolgou com a bateria e dançou com um dos passistas da escola. "Amo música. É uma pena a cidade não comemorar mais o Carnaval", disse Maria Aparecida.
Um integrante da velha-guarda da escola, Paulo Roberto, de 62 anos, relembrou a época em que vinha visitar parentes de Vinhedo e pular o Carnaval na cidade.
"É uma pena que o Carnaval de rua tenha acabado. Antigamente exista até disputa entre as escolas. Essa cidade lembra muito a minha juventude."
Ansiosa com a apuração das escolas de SP, que ocorre nesta terça-feira (12), a passista da Vila Maria Cristiane Cuozzo, de 29 anos, disse que viajar para outra cidade é bom para distrair a cabeça. "Estou muito nervosa com a tarde de amanhã (12)", disse.