expectativa

Viaduto será finalizado em junho

O primeiro viaduto estaiado de Campinas, que ligará a estação do BRT da Rodoviária ao Corredor Campo Grande, está com 80% das obras concluídas

Maria Teresa Costa
10/04/2019 às 09:50.
Atualizado em 04/04/2022 às 10:00

O primeiro viaduto estaiado de Campinas, que ligará a estação do BRT da Rodoviária ao Corredor Campo Grande, está com 80% das obras concluídas e será finalizado em junho, informou ontem o presidente da Emdec e secretário de Transportes, Carlos José Barreiro. “Será a oitava maravilha de Campinas”, disse, com a expectativa de que o viaduto sobre a Avenida Barão de Itapura, suspenso por cabos de aço, se transforme em cartão-postal. Com a conclusão, o elevado de 40m de altura necessitará ainda de obras complementares do corredor para entrar em operação. A entrega dos corredores Campo Grande, Ouro Verde e Perimental do BRT está prevista para o primeiro semestre de 2020. Com investimento de R$ 4 milhões, o viaduto terá 118 metros de extensão e 12,8 metros de largura, com duas faixas de rolamento exclusivas para os BRTs e passeio operacional nas laterais. Ele ligará a futura Estação Rodoviária ao trecho 1 do Corredor BRT Campo Grande, passando sobre a Avenida Barão de Itapura e sobre a alça de saída dos terminais Rodoviário e Metropolitano. O viaduto foi pensado para ligar o Corredor Campo Grande à região central e evitar transposição em nível, reduzindo assim o tempo de percurso, porque não precisará passar por cruzamento naquela e região e nem enfrentar passagens com semáforos. As obras dos BRTs incluem a construção de 16 novas pontes e viadutos pela cidade, sendo quatro no corredor Ouro Verde e 12 no Campo Grande. O viaduto sobre a Avenida Barão de Itapura será o único estaiado. A opção por essa tecnologia, informou Barreiro, levou em conta a rapidez de construção e o custo menor. Obras As obras dos corredores ocorrem atualmente em um trecho de 800 metros na Avenida John Boyd Dunlop, no Jardim Aurélia, onde está sendo implantado o Corredor Campo Grande. Elas estão entre a Rodovia Anhanguera e a Rua Lucas Pereira de Castro e está havendo a demolição do canteiro central, a retirada do pavimento e a construção da Estação Aurélia. O novo trecho corta os bairros Jardim Aurélia, Jardim Santa Vitória, Vila São Bento e Vila Ângela, na região do Enxuto e Shopping Unimart. Há frentes de trabalho também no Corredor Ouro Verde, na Avenida das Amoreiras, além de intervenções na Ruy Rodriguez e ruas marginais. Desde ontem, as obras do Corredor Ouro Verde avançam para novo estágio na Rua Piracicaba, na região do Jardim Novo Campos Elíseos. O novo trecho de obras provoca bloqueio parcial em trecho de aproximadamente 600 metros da via, desde a rotatória entre as vias Paulo de Camargo Moraes e Luiz Marcelino Guernelli, até o entroncamento com a Avenida Ruy Rodriguez. O VIADUTO ESTAIADO Extensão 118 metros Largura 12,8 metros Altura 40 metros Pistas de rolamento 2 Cabos conectados ao mastro 36

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