PROVAS

Vestibular da Unicamp registra maior abstenção do século

13,8% dos candidatos inscritos na primeira fase do Vestibular 2021 não compareceram aos locais de prova

Henrique Hein
07/01/2021 às 21:34.
Atualizado em 22/03/2022 às 13:41
Os candidatos prestaram o Vestibular da Unicamp em dois dias (Leandro Ferreira/AAN)

Os candidatos prestaram o Vestibular da Unicamp em dois dias (Leandro Ferreira/AAN)

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) informou no final da tarde desta quinta-feira, dia 8 de janeiro, que 13,8% dos candidatos inscritos na primeira fase do Vestibular 2021 não compareceram aos locais de prova. Trata-se da maior taxa de abstenção já registrada em todo século. Desde a virada do milênio, essa é também a primeira vez que o dado percentual fica acima dos dois dígitos. A última vez que o exame obteve um desinteresse tão grande por parte dos estudantes foi na edição de 2011, quando 9,3% dos vestibulandos deixaram de prestar a prova.

Ao todo, mais de 77 mil candidatos se inscreveram para a primeira fase da Unicamp que, pela primeira vez, foi aplicada em dois dias diferentes por causa da pandemia do novo coronavírus. O teste foi dividido de acordo com a área do curso escolhido pelos candidatos. Na quarta-feira, o processo seletivo foi aplicação para estudantes inscritos nos cursos de Ciências Humanas e de Exatas. A abstenção foi de 15,54%: dos 34.024 candidatos, 5.286 não compareceram. Nesta quinta-feira, eram esperados 43.631 vestibulandos para as áreas Ciências Biológicas e Saúde e 5.433 se ausentaram (12,4% do total).

Em coletiva de imprensa, José Alves de Freitas Neto, diretor da comissão organizadora do Vestibular da Unicamp (Comvest) explicou que a alta abstenção obtida na edição desse ano tem relação direta com a pandemia. “Atribuo esse índice a questão da desmobilização dos estudantes que talvez não tenham se sentido confortáveis para sair de casa e virem até os locais de prova”, disse o diretor, que apesar do número recorde, projetava um cenário pior do que o apresentado. “Projetávamos até 20% (de ausentes). Estamos satisfeitos com o número que tivemos", ressaltou.

Freitas Neto disse ainda que não houve registros de qualquer incidente grave nos locais de prova. A única situação um pouco mais preocupante envolveu um estudante que foi impedido de realizar o exame na Escola Estadual Pandiá Calógeras, em Belo Horizonte (MG). De acordo com ele, o jovem concordou em se retirar do colégio, após a aferição de temperatura indicar que ele estava 37,4º C. "Essa pessoa foi automaticamente levada para a sala da coordenação, onde foi feito o procedimento de teleatendimento. Ele relatou para a equipe médica que estava com tosse e não chegou a entrar na sala de prova”.

Nesta edição do Vestibular, a Comvest dobrou o número de salas de prova na primeira fase para garantir o distanciamento entre os candidatos em meio a pandemia. As salas passaram de 1.502 no Vestibular 2020 para 3.381 no Vestibular 2021. Ao todo, a prova teve duração de quatro horas e foi composta de 72 questões de múltipla escolha, distribuídas da seguinte maneira: doze de Língua Portuguesa e Literatura, doze de Matemática e oito questões cada de: História, Geografia (incluindo Filosofia e Sociologia), Física, Química, Biologia e Inglês.

A Unicamp aplicou a primeira fase nas seguintes cidades: Araçatuba, Barueri, Bauru, Belo Horizonte, Botucatu, Bragança Paulista, Brasília, Campinas, Curitiba, Fernandópolis, Fortaleza, Franca, Guarulhos, Indaiatuba, Jundiaí, Limeira, Lorena, Marília, Mogi das Cruzes, Mogi Guaçu, Osasco, Piracicaba, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Salvador, Santa Bárbara D’Oeste, Santo André, Santos, São Bernardo do Campo, São Carlos, São João da Boa Vista, São José do Rio Preto, São José dos Campos, São Paulo, Sorocaba, Sumaré e Valinhos.

Confira as abstenções registradas neste século nas primeiras fases da Unicamp

Vestibular 2021: 13,8%

Vestibular 2020: 8,2%

Vestibular 2019: 8,5%

Vestibular 2018: 9,0%

Vestibular 2017: 8,6%

Vestibular 2016: 8,2%

Vestibular 2015: 8,0%

Vestibular 2014: 6,9%

Vestibular 2013: 7,6%

Vestibular 2012: 7,3%

Vestibular 2011: 9,3%

Vestibular 2010: 5,3%

Vestibular 2009: 4,6%

Vestibular 2008: 5,9%

Vestibular 2007: 5,5%

Vestibular 2006: 4,8%

Vestibular 2005: 5,4%

Vestibular 2004: 3,1%

Vestibular 2003: 2,7%

Vestibular 2002: Não divulgado

Vestibular 2001: 3,3%

Fonte: Comvest

Avaliação do exame

Na opinião de Daniel Cecílio, diretor do Curso Pré-Vestibular Oficina do Estudante, a prova aplicada nesta quinta-feira, apesar de apresentar características semelhantes à do primeiro dia, foi um pouco mais difícil de ser realizada. Para ele, as questões de química e de geografia foram as mais complicadas para os estudantes. “Nós acreditamos que esse maior grau de dificuldade foi pelo fato de que nesse segundo dia os candidatos do curso de medicina estariam prestando a prova. Isso pode ser um fator que explique isso, porque a Unicamp talvez não queria que a nota de corte ficasse tão grande”, disse ele.

No geral, somando os dois dias, Cecílio avalia que a primeira fase cumpriu com o previsto de trabalhar com temas clássicos do Ensino Médio. Para ele, mais uma vez, a prova procurou se aproximar de assuntos ligados ao cotidiano dos candidatos, abordando temas interdisciplinares bem estruturados. “Foi um exame exigente e que apresentou algumas questões desafiadoras, mas que foi coerente com o nível de prova da Unicamp. É claro que não existe prova perfeita, então algumas questões acabaram não sendo reconhecidas por nós como sendo clássicas da Unicamp”, disse ele.

Lista de aprovados

A lista de candidatos aprovados na primeira fase do Vestibular da Unicamp será divulgada no dia 29 de janeiro, juntamente com os locais de prova da segunda fase. Já o gabarito da prova de quarta-feira será divulgado hoje, enquanto que o do dia de ontem será na segunda-feira. As provas completas já estão disponíveis e podem ser acessadas no site da Comvest, em: www.comvest.unicamp.br. De acordo com o cronograma de provas da Unicamp, a segunda fase será realizada nos dias 7 e 8 de fevereiro de 2021. As Provas de Habilidades Específicas para os cursos de Arquitetura e Urbanismo, Artes Cênicas, Artes Visuais e Dança, serão aplicadas nos dias 11 e 12 de fevereiro de 2021, em Campinas.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por