seleção

Vestibular da Unicamp dá a largada amanhã

Primeira fase começa com 77.655 candidatos a 3.237 vagas

Henrique Hein
05/01/2021 às 11:29.
Atualizado em 22/03/2022 às 13:55
Vestibular da Unicamp dá a largada amanhã (Cedoc/RAC)

Vestibular da Unicamp dá a largada amanhã (Cedoc/RAC)

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) aplica nesta quarta e quinta-feira, dias 6 e 7 de janeiro, a prova da primeira fase do Vestibular 2021 para 77.655 candidatos que almejam uma das 3.237 vagas disponíveis em 69 cursos de graduação. Por causa da pandemia, o exame, que aconteceria no final de 2020, foi postergado e os estudantes deverão seguir protocolos sanitários para evitar a transmissão do novo coronavírus. A principal regra é o uso obrigatório de máscaras de proteção.

A Unicamp também diminuiu o número de questões (90 para 72) para que o tempo máximo de permanecia dos vestibulandos nas salas de prova diminua de cinco para quatro horas. Além disso, ficou definido que a primeira fase será realizada em dois dias diferentes, de acordo com a área do curso escolhido pelos candidatos, para reduzir o número de estudantes e evitar aglomeração nos locais de prova. Os candidatos inscritos nos cursos de Ciências Humanas e de Exatas farão o exame na quarta-feira, enquanto os da área de Ciências Biológicas farão no dia seguinte.

De acordo com Daniel Cecílio, Diretor Pedagógico do Curso Pré-vestibular da Oficina do Estudante, a prova deste ano exigirá basicamente os conteúdos abordados no 1º e no 2º ano do Ensino Médio para não prejudicar os candidatos que eventualmente não tiveram acesso a um ensino à distância adequado. Segundo ele, os alunos precisam se manter atentos aos detalhes, pois o exame costuma ter um grau de dificuldade alto. A recomendação é colocar em prática as estratégias de estudo adotadas ao longo do ano, principalmente, em simulados.

Para o candidato que não tem isso bem estabelecido, Cecílio recomenda que pode ser interessante fazer a prova na ordem das questões, classificando-as de acordo com a capacidade de fazê-las imediatamente ou não. "As questões mais fáceis o candidato deverá fazer imediatamente e, assim, conseguirá chegar ao final da prova sem perder a chance, devido ao tempo, de não fazer alguma questão tranquila para ele. Quando fizer todas as questões de resolução imediata, deve voltar ao início da prova e procurar fazer aquelas questões com grau mais alto de dificuldade", disse ele.

Uma outra estratégia citada pelo diretor é intercalar as matérias que o aluno tem mais facilidade com as que tem mais dificuldade, procurando sempre começar com a mais fácil e depois com a mais difícil, mantendo essa ordenação até o final da prova. "Dessa forma, ele manterá um astral elevado durante toda a prova e garantirá pontos em todas as disciplinas, pois não deixará a mais fácil ou mais difícil para o final, onde deverá estar mais cansado".

O diretor pontuou ainda que o descanso é um elemento fundamental para obtenção de um melhor resultado. "Não vale a pena revisar assuntos que tenha mais dificuldade na última hora, pois provavelmente não conseguirá grande evolução e tenderá a ficar mais ansioso e nervoso", disse ele. "É mais proveitoso descansar e procurar ter uma boa noite de sono, o que trará muito mais benefícios para o aluno".

Cecílio também frisou que é importante procurar manter uma alimentação sem exageros no dia de prova. "Se o aluno tem o hábito de tomar um café todos os dias, que tome o seu café, sem diminuir ou aumentar a dose. Uma alimentação exagerada pode gerar efeitos indesejáveis, o que pode afetar o desempenho", explicou. Além disso, na hora do exame a preferência deve ser a de alimentos com mais carboidratos do que com gorduras e proteínas. "Prefira uma barra de cereal sem a cobertura de chocolate ou um biscoito sem recheio. Água é sempre importante, mas em goles e com moderação, para não ter que ir ao banheiro inúmeras vezes durante a prova", destacou Cecílio.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por