clima

Ventos provocam queda de árvores pela cidade

Rajadas com até 132 km/h ontem à tarde em Campinas confirmam frente fria para o Finados

Gilson Rei
30/10/2020 às 08:01.
Atualizado em 27/03/2022 às 18:29
Especialistas explicam que o calor associado à chegada de frentes frias gera pancadas de chuvas e temporais (Wagner Souza/AAN)

Especialistas explicam que o calor associado à chegada de frentes frias gera pancadas de chuvas e temporais (Wagner Souza/AAN)

Campinas registrou ventos de até 132 km/h ontem à tarde, quando uma frente fria chegou ao município e trazendo também chuva. Dados a Defesa Civil do Município revelam que houve um acumulado de 7,6 milímetros (MM) de chuva em uma hora e que existe a previsão de precipitação de até 50 milímetros de chuva nesta sexta-feira, com possibilidade de granizos em pontos isolados. Os ventos fortes de 132 km/h foram registrados ontem, às 15h50, no distrito de Barão Geraldo, na estação do Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura (Cepagri), da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). A maior velocidade do vento foi registrada dez minutos após a estação medir a temperatura mais elevada de ontem, de 34,8º C, às 15h40. A Defesa Civil informou também que houve queda de quatro árvores e galhos, sendo três na região Norte e uma na região Leste. Uma das quedas de árvore foi na Avenida Moraes Salles, no Centro, próximo ao restaurante Bom Prato. Outra queda de árvore foi no Jardim das Paineiras. Em nenhuma das ocorrências houve feridos ou prejuízos materiais. O Cepagri informou que a ocorrência de rajadas fortes de vento, junto com ventos mais fracos é uma situação comum em dias de muito calor. Segundo os especialistas, o calor associado à chegada de frentes frias gera pancadas de chuvas localizadas acompanhadas de temporais. Segundo o Cepagri, a previsão para hoje é de céu nublado, chuvas recorrentes e de intensidade variável ao longo do dia, ventos de intensidade moderada (velocidade média em torno dos 35 km/h) e com rajadas ocasionais com maior intensidade durante todo o dia. A amplitude térmica é reduzida, e as temperaturas deverão ficar entre 17 e 22ºC. A tendência para o sábado é de céu nublado, ventos de intensidade moderada a forte. As temperaturas ficam entre 16 e 21ºC. Não é esperada chuva para o sábado. No domingo a nebulosidade diminui, com alguns períodos de sol entre nuvens, o que aumenta um pouco a amplitude térmica, e na segunda-feira é esperado predomínio de sol e temperaturas baixas ao amanhecer, com mínimas podendo atingir a faixa dos 10 a 12ºC.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por