Na Rua 13 de Maio, principal corredor do comércio da região central, o movimento de clientes entrando e saindo das lojas era intenso na tarde de quinta-feira
Os itens mais procurados pelos clientes nas lojas são vestidos, blusas e calças (Gustavo Tilio)
Mesmo faltando poucos dias para a festa de Réveillon o comércio da região central de Campinas segue aquecido. As roupas e itens brancos se tornaram, nesta última semana do ano, o foco dos consumidores e a principal aposta dos lojistas para alavancar vendas. A superstição das cores é o fator que movimenta o setor, principalmente nas cores branco, para a paz, o amarelo, para prosperidade e o verde, para esperança e renovação. Os itens mais procurados pelos clientes nas lojas são vestidos, blusas e calças. E a expectativa do setor é encerrar 2022 em alta. Para este ano, a previsão do comércio foi de alcançar um crescimento de 4,10%, em relação ao ano anterior, e com uma movimentação financeira de R$ 2,8 bilhões em Campinas, conforme informações da Associação Comercial e Industrial de Campinas (Acic).
Apesar da cidade já se apresentar bem mais vazia em relação ao período normal, na Rua 13 de Maio, principal corredor do comércio campineiro da região central, o movimento de clientes entrando e saindo das lojas era intenso na tarde de quinta-feira (29). A ajudante geral Lucilena Castro Alves, 49 anos, era uma das consumidoras que entrava e sai das lojas da região central a procura de uma roupa para a noite de fim de ano. “É tradição a gente comprar uma roupa para a noite da virada para começar o ano novo bem e com um astral lá em cima”, disse.
Mas apesar da diversificada ofertas dos produtos expostos nas vitrines das lojas pensadas para as celebrações do ano novo, com todos os principais manequins vestidos de branco, a fim de atrair a clientela, o que se viu foi muitos consumidores que, a exemplo de Lucilena, optaram por ‘bater perna’ em busca de um melhor preço do produto antes de efetuar a compra. “É preciso pesquisar para ver até onde vai caber no orçamento. Está tudo muito carro hoje em dia”, disse uma outra consumidora.
A estratégia das lojas de organizar as vitrines e os manequins com os produtos ligados às celebrações de fim de ano, de acordo com a gerente de loja Maíra Cristina Mendes, 36 anos, funcionou. Na loja de roupas e acessórios da qual é responsável ela conta que a aposta em organizar os manequins vestidos de branco, atrai o consumidor para dentro da loja.
“Montamos desse jeito desde que acabou o Natal. Depois das vendas de Natal esses são os produtos que saem. As clientes passam olhando a vitrine e os manequins e querem os modelos que estão lá. Chama a atenção”, disse.
A gerente informou ainda que apesar da diversidade de cores o foco dos consumidores para as roupas de fim de ano é mais o branco. “É a peça mais procurada. Mas agora o pessoal tem perguntado das outras cores também que saem bastante que é o amarelo, o verde o vermelho”, disse.
Segundo ela, durante a semana a loja chegou a ter aumento de vendas em cerca de 30%, alcançando as metas estabelecidas. “Apesar de não ser na mesma proporção que o pico das vendas do Natal, a gente percebeu um aquecimento do movimento da loja, mesmo com a cidade já mais vazia”, disse.
E que as comemorações do fim de ano e virada para 2023 tragam mesmo muito dinheiro no bolso. Segundo a vendedora Mariana Alves, 29 anos, que trabalha em uma loja de roupas na Rua José Paulino, a principal forma escolhida de pagamento pelos produtos neste fim de ano foi o parcelamento do cartão de crédito. Ela conta que mesmo em produtos com valores mais baixos o consumidor opta pelo parcelamento. “Vendas à vista tem sido muito poucas, os clientes estão optando mesmo pelo pagamento do produto de forma parcelada no cartão de crédito”, disse.
As lojas do comércio de rua de Campinas funcionam hoje no horário normal e sábado das 8h às 15h. Nos principais shoppings de Campinas o horário de funcionamento no dia 31 será das 10h às 15h. Todo o comércio estará fechado no dia 1º de janeiro, reabrindo no dia 2.