CORPUS CHRISTI

Veja os horários das missas e das procissões na região

Em Campinas, missa será às 16h na Estação Cultura; de lá, procissão seguirá até a Catedral

Correio Popular
29/05/2013 às 13:00.
Atualizado em 25/04/2022 às 14:23

Este ano, a festa do corpo e sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo (Corpus Christi) é celebrada no dia 30. A cerimônia ocorre na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, e é uma "Festa de Guarda" para os católicos (ou seja, em que é obrigatória a ida à Santa Missa). Em todas as cidades da Arquidiocese de Campinas haverá a celebração.

Confira os locais e horários:

Em Campinas, a missa será celebrada às 16h, na Estação Cultura (antiga Estação da Fepasa), pelo Arcebispo Metropolitano, Dom Airton José. Depois dela, haverá procissão até a Catedral Metropolitana, onde o bispo dará a bênção do Santíssimo Sacramento. A procissão passará por três avenidas: Andrade Neves, Dr. Campos Sales e Francisco Glicério. São esperadas cerca de sete mil pessoas.

Seis agentes de mobilidade urbana (popularmente conhecidos como amarelinhos) vão monitorar a caminhada, realizando bloqueios momentâneos de trânsito e orientando os motoristas e pedestres.

Em Elias Fausto, a missa será às 16h, na Matriz São José. A procissão sairá da igreja em seguida, percorrendo as ruas XV de Novembro, Ângelo Carnevali, Coronel Domingos Ferreira e 13 de Maio e retornando à Matriz. A ornamentação das ruas terá início às 7h. Informações podem ser obtida na secretaria paroquial pelo (19) 3821-1361.

Em Hortolândia, a missa também será às 16h. Ocorrerá na Praça São Francisco, na Vila Real, em frente à Matriz Nossa Senhora do Rosário, com a participação das quatro paróquias da cidade. Após a missa sairá procissão ao redor da Matriz. A ornamentação será feita nas ruas próximas à Praça São Francisco. Informações pelo 3865-2929.

em Indaiatuba, a missa será às 15h, na Praça Prudente de Moraes, no Centro. Em seguida, a procissão sairá rumo à Praça Leonor de Barros de Camargo (Praça da Matriz), onde será dada a bênção do Santíssimo Sacramento. Não haverá ornamentação das ruas. Mais informações podem ser obtidas pelo 3875-2108.

As paróquias Nossa Senhora do Patrocínio e Santo Antônio, em Monte Mor, celebrarão o Corpus Christi no Ginásio Baia Assis, no Jardim Paulista, às 16h. Após a celebração, haverá procissão até a Comunidade São Francisco de Assis, no Jardim Alvorada. Serão feitos enfeites nas ruas em frente o Ginásio Baia Assis e a Comunidade São Francisco de Assis, a partir das 08h, com cobertores, que depois serão doados às famílias carentes da cidade. Informações pelo 3879-6156.

Em Paulínia, haverá missa às 16h, na praça em frente à Matriz Sagrado Coração de Jesus, com a participação da Paróquia Nossa Senhora do Belo Ramo. Informações pelo 3874-2070.

Em Sumaré, a missa será às 16h00, na Praça Getúlio Vargas, no Centro Pastoral Nossa Senhora Aparecida, atrás do Fórum. A procissão sairá de lá até a Matriz Sant´Ana. Haverá ornamentação em frente a igreja. Informações pelo 3873-1116.

Em Vinhedo, cada paróquia celebrará uma missa. Na paróquia Nossa Senhora de Lourdes, será às 8h, na Escola André Franco Montoro, no Jardim Von Zubem, de onde sairá a procissão pelas ruas do bairro com retorno à escola, onde será dada a bênção do Santíssimo Sacramento. Haverá ornamentação na escola na quarta-feira, a partir das 19h. Informações pelo 3886-8052.

Na Paróquia Sant´Ana, a missa será às 9h e, em seguida, haverá procissão ao redor da Matriz. Haverá ornamentação das ruas da igreja. Informações pelo 3886-1972. Já na São Sebastião, será às 8h. Após a missa haverá procissão pelas ruas dos bairros da paróquia. Informações pelo 3876-2045.

Valinhos missa às 9h, no Centro de Artes, Cultura e Comércio de Valinhos - CACC, ao lado da Rodoviária. Após a Missa, Procissão até a Matriz São Sebastião, com a Bênção do Santíssimo Sacramento. Haverá ornamentação da escadaria da Matriz São Sebastião com cobertores, edredons e agasalhos que estão sendo arrecadados em todas as comunidades da cidade. Informações com as equipes paroquiais: São Sebastião,  telefone 3869.5215;  São Cristóvão, telefone 3869.7477; Sant’Ana,  telefone 3871.0266, 

Significado

De acordo com a Igreja Católica, antes de Nosso Senhor Jesus Cristo ser morto, e sabendo que o seria, Ele realizou a Santa Ceia, deixando seu corpo e sangue em forma de hóstia, para que os fiéis pudessem estar com Ele mesmo após sua partida. “Na noite em que foi entregue, o Senhor Jesus tomou o pão e, depois de dar graças, partiu-o dizendo: 'isto é o meu corpo, que será entregue por vós, fazei isto em memória de mim'. Do mesmo modo, após a ceia, tomou o cálice dizendo: 'Este cálice é a Nova Aliança em Meu Sangue; todas as vezes que dele beberdes, fazei-o em memória de mim.' (1 Co 11, 23-28).

Depois disso, foi instituído um dia para festejar essa presença viva de Jesus Ressuscitado na Eucaristia. A hóstia consagrada é levada pelas ruas - uma homenagem pública a Cristo presente no sacramento.

A instituição da festa, entretanto, não foi iniciativa da hierarquia da Igreja, mas da monja Juliana de Mont Cornillon, da Diocese de Liègé (atualmente Bélgica), que em 1208, observando a lua cheia, viu uma mancha escura e recebeu a revelação de Cristo de que aquela mancha era a ausência no calendário de uma festa especial em honra da eucaristia. Juliana recebeu, também, o encargo de promover essa festa.

Já em 1240, o Bispo de Liègé, Roberto, promulgou um decreto estabelecendo a celebração na diocese. A festa foi celebrada no segundo domingo depois de Pentecostes. Na sequencia, em 1264, o Papa Urbano IV estendeu a celebração a toda a Igreja, mas a festa só encontrou lugar seguro no calendário, tornando-se uma das mais populares, 50 anos depois, quando o Papa Clemente V confirmou o decreto de seu predecessor e João XXII o publicou em 1317.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por