EM DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

Valinhos e Vinhedo estão entre as 10 em ranking nacional

Índice analisou 5.570 cidades do Brasil; Campinas ficou com a 64ª posição

Isadora Stentzler/ [email protected]
12/07/2022 às 09:19.
Atualizado em 12/07/2022 às 09:22
Acima, reservatório em Valinhos; abaixo, manancial da Represa IV de Vinhedo : oferta de água limpa e saneamento é um dos pilares do ranking (Divulgação)

Acima, reservatório em Valinhos; abaixo, manancial da Represa IV de Vinhedo : oferta de água limpa e saneamento é um dos pilares do ranking (Divulgação)

Valinhos e Vinhedo ficaram entre as 10 cidades mais sustentáveis do Brasil, segundo índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades - Brasil (IDSC-BR), divulgado na sexta-feira (8) pelo Instituto Cidades Sustentáveis (ICS). No ranking, Valinhos ficou em 3º lugar e Vinhedo em 6º. Campinas ficou atrás de outras oito cidades da Região Metropolitana de Campinas (RMC), ocupando a 64ª posição no índice geral. 

A pesquisa contempla o Programa Cidades Sustentáveis (PCS) e mede a evolução dos municípios em indicadores ligados aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), fundamentados nos pilares: crescimento econômico, inclusão social e proteção ao meio ambiente.

Esses indicadores integram a agenda 2030 e servem de métrica para analisar o desenvolvimento dos municípios.

O ranking analisou 5.570 municípios brasileiros, usando dados disponíveis em nível nacional, atribuindo notas que vão de 0 a 100. Municípios com notas mais próximas a 100 tiveram melhor desempenho. 

Na RMC, ficaram entre os 100 primeiros colocados Valinhos (3ª), Vinhedo (6ª), Pedreira (12ª), Jaguariúna (20ª), Itatiba (23ª), Indaiatuba (28ª), Morungaba (33ª), Americana (44ª), Paulínia (57ª) e Campinas (64ª). Outras 10 cidades ficam fora desse hall. A pior colocada foi Cosmópolis, na 1.831ª posição. 

Valinhos

Valinhos atingiu 65,16 no índice de pontuação e ocupou a 3º colocação a nível nacional. O ranking aponta a nota por ODS e, dentre os 17 objetivos, três deles foram completamente atingidos pelo município: energias renováveis e acessíveis; indústria, inovação e infraestrutura; e proteger a vida marinha (índice que considera o percentual de esgoto tratado antes de chegar ao mar, rios e córregos).

Segundo a prefeita Capitã Lucimara (PSD), contribuíram para o índice ações na área de desenvolvimento econômico, com a vinda de novos investimentos e novas empresas, que proporcionaram a Valinhos um saldo positivo de 2.793 novos postos de trabalho nos últimos meses, e políticas públicas para as áreas de assistência social, educação e saúde. 

“É gratificante observar que Valinhos ocupa o top 3 em cidades que caminham em direção a este grande objetivo, e com compromisso, ação e investimento chegaremos cada vez mais perto”, destacou Lucimara.

Vinhedo

Vinhedo, a segunda cidade melhor colocada no ranking da RMC, e a 6ª colocada em nível nacional, obteve nota 63,8. Na avaliação por ODS, o município atingiu quatro deles: energias renováveis e acessíveis; indústria, inovação e infraestrutura; proteger a vida marinha; e parcerias para implementação dos objetivos. 

O prefeito Dario Pacheco (PTB), de Vinhedo, apontou que a posição do ranking está alinhada aos incentivos aplicados no município nos últimos anos. Entre os programas elencados pelo prefeito estão a aquisição de uma nova represa de água bruta para o município, requalificação do saneamento, implementação da Tarifa Social de Água e do programa Caixa d’Água para Todos, uso de prontuários eletrônicos na Rede Municipal de Saúde, locação de chromebooks para as escolas, Programa Vinhedo de Cara Limpa e Auxílio Emergencial Vinhedo para as famílias em situação de vulnerabilidade.

“Nossa administração cuida de todos com ações e iniciativas práticas para aprimorar diariamente o atendimento ao cidadão e tornar cada vez mais Vinhedo uma cidade moderna, inteligente e acolhedora”, apontou o prefeito. 

RMC

Campinas, que ficou na 9ª posição entre os municípios da RMC e na 64ª posição geral, obteve nota 60,9. Foram completamente alcançados os objetivos de energia renováveis e acessíveis; indústria, inovação e infraestrutura; e proteger a vida marinha. 

Segundo o secretário do Verde de Campinas, Rogério Menezes, embora o município figure na 64ª posição no índice geral, ela está em 3º lugar, quando comparada a municípios de grande porte. 

“Campinas ficou à frente de 26 das 27 capitais. Só duas cidades com mais de 500 mil habitantes estão à frente de Campinas: São Paulo capital e São José dos Campos. O que vejo desse ranking, é que as cidades brasileiras estão distantes de um desenvolvimento sustentável, porque, se imaginar um cenário ideal, todos deveriam estar próximos de 100. O que a gente observa é que não há cidades, as quais possamos dizer que estejam com a maior parte dos ODS cumpridos, que estão num caminho avançado para serem consideradas cidades com desenvolvimento sustentável em estágio elevado”, ponderou Menezes.

Segundo ele, impactos econômicos e sociais vividos, sobretudo na pandemia, afetaram os indicadores de forma geral, mas investimentos e o avanço de políticas devem melhorar estes índices. 

Entre as ações apontadas por Menezes estão o investimento em saneamento básico, que baixou de 11% para 4% o número de famílias desassistidas, ampliação de ciclovias e ciclofaixas e a instalação de ônibus elétricos.

RANKING DOS MUNICÍPIOS DA RMC 

3ª Valinhos

6ª Vinhedo

12ª Pedreira

20ª Jaguariúna

23ª Itatiba

28ª Indaiatuba

33ª Morungaba

44ª Americana

57ª Paulínia

64ª Campinas

136ª Nova Odessa

182ª Holambra

253ª Engenheiro Coelho

262ª Monte Mor

302ª Hortolândia

405ª Santa Bárbara d’Oeste

554ª Santo Antônio de Posse

1334ª Artur Nogueira

1446ª Sumaré

1831ª Cosmópolis

Os 17 ODS

✔ Erradicação da pobreza

✔ Fome zero e agricultura sustentável

✔ Saúde e bem-estar

✔ Educação de qualidade

✔ Igualdade de gênero

✔ Água limpa e saneamento

✔ Energia limpa e acessível

✔ Trabalho decente e crescimento econômico

✔ Indústria, Inovação e Infraestrutura

✔ Redução das desigualdades

✔ Cidades e comunidades sustentáveis

✔ Consumo e produção responsáveis

✔ Ação contra a mudança global do clima

✔ Vida na água

✔ Proteger a vida terrestre

✔ Paz, justiça e instituições eficazes

✔ Parcerias e meios de implementação

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por