A vítima recebeu os primeiros cuidados, passa bem e não precisou de internação
A febre maculosa é uma infecção grave, transmitida pelo carrapato-estrela infectado (Divulgação)
A Prefeitura de Valinhos confirmou na terça-feira (11) o primeiro caso de febre maculosa em quatro anos. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, o paciente tem 55 anos. Ele recebeu os primeiros cuidados, passa bem e não precisou de internação. A Região Metropolitana de Campinas (RMC) está em “alerta” para os casos da doença após um surto registrado na Fazenda Santa Margarida, no Distrito de Joaquim Egídio, em Campinas, que vitimou quatro pessoas no mês passado. Um comitê de enfrentamento à doença chegou a ser criado pela RMC no último dia 16 de junho, concomitantemente ao anúncio de mais uma morte, desta vez na cidade de Americana.
A febre maculosa é uma infecção grave, transmitida pelo carrapato-estrela infectado. Caso a pessoa passe por áreas de vegetação, mato ou pastos, especialmente as que ficam próximas de cursos hídricos, e onde há presença de cavalos e capivaras, deve ficar atenta aos sintomas da doença por cerca de 15 dias. Febre, dor de cabeça, dor intensa no corpo, malestar generalizado, náuseas, vômitos e, em alguns casos, manchas vermelhas pelo corpo, são alguns dos sinais da febre maculosa.
Ao apresentar um destes sintomas, a pessoa deve procurar imediatamente um serviço de saúde e informar que teve contato com o carrapato ou que esteve em locais de risco, pois os sintomas podem ser confundidos com outras doenças febris agudas, como covid-19 e dengue.
A febre maculosa tem cura, mas o tratamento precisa ser iniciado precocemente com os antibióticos apropriados. Uma das hipóteses investigada é que o paciente tenha contraído a doença fora da cidade. Este é o único caso registrado no município em quatro anos. A Prefeitura intensificou todas as medidas de segurança, com identificação dos locais que exigem alerta e reforço da conscientização da população.
“É preciso evitar locais com grama ou vegetação alta, mas, caso seja necessário, é importante passar repelente e usar blusa com manga longa, calça, sapato fechado e, principalmente, roupas claras para facilitar uma inspeção no corpo depois. Se encontrar um carrapato, é preciso fazer um monitoramento com atenção aos sinais. Se observar algum sintoma, procure atendimento médico rapidamente e informe que esteve em área verde”, disse a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Priscila Fini Boter.